Prefeitura de Cascavel será pioneira no Paraná com residência médica em Atenção Domiciliar
Secretaria Municipal de Saúde implanta formação voltada a médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade para qualificar o atendimento a pacientes que necessitam de cuidados continuados em casa

A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), vai implantar o Ano Adicional (R3) da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, com ênfase em Atenção Domiciliar. A formação será destinada a médicos que já concluíram a residência na especialidade e desejam aprofundar os conhecimentos no cuidado de pessoas que necessitam de acompanhamento contínuo em casa.
Com a implantação do programa, Cascavel será o primeiro município do Paraná a oferecer essa modalidade de formação. Apenas quatro estados disponibilizam a especialização, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. A iniciativa busca fortalecer a integração entre a Atenção Primária à Saúde, a Atenção Domiciliar e os demais serviços da rede, contribuindo para a continuidade do cuidado e uma assistência mais resolutiva e humanizada.
O programa tem duração de 12 meses, com carga horária de até 60 horas semanais, e combina atividades práticas e teórico-práticas. A formação segue os requisitos da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Residências médicas municipais
A Prefeitura, por meio da Sesau e da Escola de Saúde Pública Municipal, também oferece programas de residência em Medicina de Família e Comunidade e em Psiquiatria, desenvolvidos na modalidade de ensino em serviço.
A Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade tem duração de dois anos, com atividades nas Unidades de Saúde da Família e estágios em áreas como urgência e emergência, saúde da mulher, saúde da criança, saúde mental e cuidados paliativos. Já a
Residência em Psiquiatria, iniciada em 2026 com dois residentes, tem duração de três anos e contempla cenários como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), ambulatórios especializados, hospitais e serviços de urgência psiquiátrica.
Os dois programas oferecem bolsa-formação de R$ 4.106,09, custeada pelo Ministério da Saúde.
A carga horária é de 60 horas semanais, e o início das atividades da próxima turma está previsto para 1º de março de 2027.
Prefeitura de Cascavel

