Projeto ASA completa 9 anos com ações de prevenção e apoio a vítimas de abuso sexual

Coordenado pelo pastor e psicólogo Antonio Barbosa, o projeto já atendeu gratuitamente mais de 100 pessoas ao longo dos anos

 

O Projeto ASA (Abusados Sexualmente Anônimos) completou nove anos de atuação em 2025, consolidando-se como uma importante iniciativa de apoio emocional e psicológico a vítimas de abuso sexual em Cascavel e região. Coordenado pelo pastor e psicólogo Antonio Barbosa, o projeto já atendeu gratuitamente mais de 100 pessoas ao longo dos anos, com base na voluntariedade e compromisso social.

Voltado a pessoas que foram vítimas desse crime e que não têm condições de arcar com tratamento psicológico, o ASA oferece um espaço de acolhimento, escuta e reestruturação emocional. A marca de quase uma década de trabalho foi celebrada em maio com a realização do 7º Seminário contra o Abuso Sexual, promovido em parceria com a Univel e a Itaipu Binacional.

O evento foi realizado no dia 12 de maio, na sede da Univel, das 19h30 às 21h30, e contou com a presença da promotora de Justiça Andréa Frias, da Vara da Infância e Juventude, e da missionária Isa Tavares, colaboradora do ASA e ex-vítima de abuso. Ambas compartilharam experiências e orientações sobre como identificar, prevenir e enfrentar casos de violência sexual, tanto na infância quanto na vida adulta.

Além do seminário, o mês de maio também foi marcado por uma série de ações educativas, especialmente dentro do projeto Talentos de Jesus, iniciativa social do Futebol Clube Cascavel, que atende mais de 5 mil crianças em 21 municípios. Em algumas unidades, o ASA promoveu palestras com foco na educação corporal, prevenção e orientação sobre violência sexual.

“”Realizamos palestras em algumas unidades do Talentos de Jesus, orientando as crianças sobre a importância de cuidarem dos seus corpos como forma de prevenir o abuso e a violência sexual,” explica o coordenador.

As crianças atendidas pelo Talentos de Jesus também participaram de atividades educativas e receberam bonés e camisetas do projeto ASA, reforçando a mensagem de proteção e cuidado com o próprio corpo.

Com quase uma década de atuação, o Projeto ASA reafirma sua missão de ser voz e apoio para quem passou por uma das formas mais cruéis de violência, e segue crescendo com o apoio de parceiros, voluntários e instituições que acreditam na transformação social por meio do cuidado humano.

Deixe comentário