OPINIÃO

Você entende o que está lendo?

Rogério Buzzi é escritor

Filipe levado ao encontro do etíope e explicar-lhe a profecia que estava lendo. “Chega-te”, disse o Espírito, “e ajunta-te a esse carro” (Atos 8:29).

Aproximando-se, Filipe perguntou ao eunuco: “Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar?

E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse” (Atos 8:31). A passagem que ele estava lendo era a profecia de Isaías relativa a Cristo: “Foi levado como a ovelha para o matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a Sua boca.

Na Sua humilhação foi tirado o Seu julgamento; e quem contará a Sua geração? porque a Sua vida é tirada da Terra” (Atos 8:32, 33).

“De quem diz isto o profeta?” perguntou o eunuco; “de si mesmo ou de algum outro?” Então, Filipe lhe apresentou a grande verdade da redenção.

Começando com a mesma passagem, “lhe anunciou a Jesus” (Atos 8:34, 35).

O coração do homem vibrava de interesse ao serem-lhe explicadas as Escrituras e, ao terminar o discípulo, estava pronto para aceitar a luz dada.

Ele não fez de sua elevada posição mundana uma desculpa para recusar o evangelho. “Indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?

E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou. “E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.

E Filipe se achou em Azoto, e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia” (Atos 8:36-40).

Esse etíope representa uma grande classe que necessita ser ensinada por missionários como Filipe — homens que ouvem a voz de Deus, e vão aonde Ele mandar.

Muitos há que estão lendo as Escrituras sem compreender o verdadeiro significado. Em todo o mundo homens e mulheres olham atentamente para o Céu.

De pessoas ansiosas por luz, graça e pelo Espírito Santo, sobem orações, lágrimas e indagações. Muitos estão no limiar do reino, esperando somente serem recolhidos.

Um anjo guiou Filipe àquele que procurava a luz, e que estava pronto para receber o evangelho; e hoje, anjos guiarão os passos dos obreiros que permitam ao Espírito Santo santificar a língua, educar e enobrecer o coração. O anjo enviado a Filipe poderia ele mesmo ter feito a obra pelo etíope, mas essa não é a maneira de Deus agir.

É Seu plano que os homens trabalhem por seus semelhantes.

Pense nisso e que Deus seja contigo.

Deixe um comentário