Vereadoras Beth e Liliam promovem debate ‘Mulheres, Direito e Cidadania’

As vereadoras Beth Leal (Republicanos) e Professora Liliam (PT) promovem na próxima segunda-feira, 08 de março, a partir das 14h, o debate ‘Mulheres, direitos e cidadania’, para marcar a celebração do Dia Internacional da Mulher. As vereadoras são as únicas representantes mulheres no Legislativo cascavelense e as primeiras a serem eleitas após um hiato de 20 anos sem mulheres titulares.

Na programação do debate – que será mediado pelas duas parlamentares –estarão presentes ainda Andreia Frias, promotora de Justiça, Bárbara Strapasson, delegada responsável pela Delegacia da Mulher em Cascavel, Paula Poniwass, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Regina Krauss, jornalista e servidora da Casa.

Dentre os principais temas que serão discutidos estão o combate à violência contra a mulher e suas implicações na sociedade cascavelense, o assédio em todas as suas tipificações, a atuação do Conselho da Mulher e a importância da representatividade das mulheres na política.

Como explica a Professora Liliam, “para além das bandeiras pelas quais eu e a vereadora Beth Leal já militamos, a ocupação do espaço público por mulheres é de fundamental importância para nós e queremos, no dia 08 de março, reafirmar este compromisso com todas as mulheres cascavelenses”. Liliam acredita que comemorar o dia das mulheres em 2021 ganha amplo significado num cenário terrível de pandemia, perdas trabalhistas e crises humanitárias. “Em todo momento de crise, as mulheres são sempre as mais afetadas pelo enfraquecimento das relações sociais e pelo volume de trabalho e esforço não reconhecido e não remunerado”.

“O 8 de março é uma oportunidade de mulheres e homens repensarem quais são as lutas ainda necessárias para promover a igualdade e de que forma a política pode melhorar a condição de vida das mulheres, especialmente daquelas mais vulneráveis”, defende Beth Leal. Para ela, o Legislativo tem um papel importante na proposição de projetos na defesa das mulheres e, principalmente, na fiscalização de ações e programas que já existem e não funcionam ou que precisam ser ampliados.

Semana da Mulher
O evento promovido pelos dois mandatos se estenderia durante a semana, com rodas de conversa com servidoras, ações de cidadania, saúde e autocuidado e debates sobre Direito e Cidadania. Porém, em razão da crise sanitária provocada pela Covid-19 e do decreto estadual que determina o fechamento de serviços não-essenciais, as outras atividades foram canceladas e devem acontecer em outro momento. “Sabemos que nossa eleição representou muito para as mulheres que nos acompanham e também para aquelas que trabalham na Câmara. Queremos honrar esse compromisso escutando suas demandas e inaugurando uma nova forma de pensar o papel da mulher na política”, destaca Liliam.

Transmissão
O debate será transmitido pelo Facebook e Youtube da Câmara e pelos canais nas redes sociais das vereadoras Beth Leal e Professora Liliam. Cada convidada estará em sua casa para garantir a segurança de todas e a comunidade pode mandar questionamentos e sugestões durante o evento.

Assessoria de Imprensa/CMC

Relacionadas

Leave a Comment