Treinamento de cooperados de materiais recicláveis consolida a parceria entre o Município e o cuidado com o Meio Ambiente

As atividades fazem parte de uma extensa programação do mês de Abril dedicado à Preservação da Água e do Meio Ambiente, com a participação da sociedade. O evento segue até às 17 horas no auditório da Prefeitura

Nesta quinta-feira (15), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está realizando a última etapa do processo de treinamento dos cooperados, que atuam no ofício de coleta e separação dos materiais recicláveis. Desde a semana passada, a Divisão de Educação Ambiental ofereceu formação aos trabalhadores nos seus respectivos locais de coleta e seleção, com apoio da Medicina de Segurança do Trabalho da Prefeitura e também na Itaipu Binacional.

“Esse trabalho é importante no processo de aumentar o volume de material que hoje é reciclado. Não basta ter uma excelente equipe que faz uma triagem padronizada, mas é importante conscientizar a população da necessidade de separar o material que pode ser reciclável e encaminhar ele para destinação correta”, destacou o Diretor de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente, Ailton Lima.

Em uma ação conjunta da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Secretaria de Comunicação Social desenvolveram de pequenos vídeos instrutivos e educativos com foco na separação e destinação dos resíduos orgânicos e recicláveis. O material está disponível nas redes sociais da Prefeitura de Cascavel.

Na semana que vem, a Divisão de Educação Ambiental iniciará o trabalho diretamente com a população visitando os moradores em suas residências, em especial nas residências próximas aos Ecopontos do município. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, aproximadamente 156 cooperados fazem parte do trabalho de coleta e separação de recicláveis nos  Ecopontos nos bairros: Cascavel Velho, Santa Cruz e Melissa, além de cooperativas credenciadas pelo Município.

“A resposta da população em relação ao trabalho desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente tem sido muito satisfatório, pois os cidadãos compreendem a importância da separação dos materiais recicláveis dos orgânicos”, enalteceu a coordenadora  da Divisão de Educação Ambiental.

“Quero parabenizar a equipe da Divisão de Educação Ambiental e também os parceiros como a Medicina do Trabalho e a Itaipu Binacional pelo treinamento aos cooperados. Essa atividade é muito importante para preservação da própria saúde dos trabalhadores, além dos investimento do Poder Público na estrutura física e humana que garantem a eficiência nesse ofício que tem o apoio da população”, parabenizou o Secretário do Meio Ambiente, Nei Haveroth.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Related posts

Leave a Comment