Transporte escolar: 100% da frota vistoriada recebe o selo da Transitar para o primeiro semestre

Ao todo, foram inspecionados e aprovados 31 veículos da área rural e 82 na área urbana

A totalidade da frota vistoriada esta semana pela Transitar foi certificada para este primeiro semestre de 2021 com o selo da Autarquia, indicando que o veículo está apto a fazer o transporte de estudantes. Ao todo, foram vistoriados e aprovados 31 carros que fazem o transporte escolar rural e 82 da área urbana.

A vistoria desses veículos que transportam alunos das redes pública e privada, incluindo universidades, é semestral e segue a legislação de trânsito. “O selo é semestral, por isso é importante verificar os dados antes de contratar um serviço. Para este semestre, por exemplo, deve estar visível no canto direito superior do para-brisa o selo informando o ano “2021” com o número 1 (referente à primeira vistoria). No segundo semestre, nova inspeção será convocada”, explica o encarregado do Setor de Transportes Alternativos da Transitar, Claudinei Andrade.

Hoje (5) o setor de Transportes Alternativos da Transitar, em conjunto com a Divisão de Gestão de Trânsito, concluiu a inspeção dos veículos que tiveram que voltar para nova inspeção, devido a irregularidades. Das 82 vans escolares do setor urbano vistorias entre quarta e quinta-feira (4), 64 receberam o selo no ato e outras 18 voltaram hoje (5).

“Foram corrigidas irregularidades como falta de documentos obrigatórios; tacógrafo inoperante e pneus com desgaste superior ao permitido”, explica Claudinei.

Rural

Segunda-feira (1) foram inspecionados 11 veículos da Empresa Colibri. Dez receberam o selo de aprovação na hora e um ficou pendente de regularização, a qual foi corrigida durante o segundo dia de vistoria. O veículo foi reapresentado com disco do tacógrafo consertado.

Na terça-feira (2) foi a vez da Empresa MLC. Dos 22 veículos esperados, dois não compareceram. No total, 15 foram aprovados na hora e cinco voltaram hoje (5) para nova vistoria. Foram corrigidas pendências relacionadas a limitador de janela fora do padrão; falta de martelinho quebra-vidro; extintor com capacidade diferente; pisca-pisca queimado e falta de cópia de alguns documentos necessários.

Aprovados

A relação dos aprovados pode ser consultada no site da Transitar https://www.transitarcascavel.com.br/transporte/.

Foto e Texto: SECOM CASCAVEL

Relacionadas

Leave a Comment