Transporte coletivo: está na hora de atualizar o cartão-estudante

Atualização cadastral pode ser feita também pela internet, no site da ValeSim, o que contribuiu para agilizar o cadastro e evitar aglomerações

Clique para ver todas as Imagens

Com a gradativa volta às aulas presencial, estudantes dos diferentes graus de ensino devem atualizar o cartão que garante o meio-passe no transporte coletivo urbano. E o primeiro passo para ter o benefício liberado é renovar o cadastro semestral na ValeSim, empresa responsável pelo sistema de bilhetagem eletrônica em Cascavel.

De acordo com a gerente da Divisão de Transporte da Transitar, Larissa Boeing, o maior volume de utilizações de passagens, historicamente, fica por conta do público universitário, normalmente no período noturno. E como o calendário divulgado pelas faculdades está previsto para o início de março, os estudantes não devem deixar para a última hora.

“Um facilidade é a vantagem de renovar o cartão via internet, pelo site da ValeSim. Basta ter a documentação em mãos que o estudante pode atualizar os dados rapidamente, evitando aglomerações”, explica, lembrando que esta é maneira mais rápida e, hoje, mais indicada diante do momento pandêmico.

Pelo site, basta acessar o endereço www.estudante.valesim.com.br. O aluno faz um cadastro para ter login e senha. Depois disso consegue fazer a atualização semestral anexando foto atualizada e declaração de matrícula.

“No caso do primeiro cadastro, também pode ser feito pelo site, anexando os documentos digitalizados e, depois, comparecendo na ValeSim só para retirar o cartão”, explica o gestor  Alan Tambelli Carneiro, da ValeSim. Segundo ele, grande parte dos universitários já está aderindo a essa modalidade. “As escolas também estão nos passando listagens dos alunos e estamos fazendo a atualização por esse relatório, o que agiliza a emissão”, detalha.

Presencial

Outra possibilidade é fazer a renovação ou a emissão da primeira via pessoalmente, na ValeSim, que fica à Rua Duque de Caxias, 770. É preciso comparecer com a Declaração de Matrícula e o cartão-estudante; o estudante deverá ir pessoalmente para atualizar a foto no sistema.

“Atualmente o fluxo ainda está baixo, por isso ainda não é necessário agendar; estamos com atendimento normal, com retirada de senha por ordem de chegada. Contudo, caso o movimento aumente, para evitar aglomeração adotaremos o agendamento”, explica Alan, orientando que é importante utilizar o site, “que é prático, rápido e seguro para todos”.

Sem custos

A atualização cadastral é gratuita e visa apenas à renovação de dados para garantir o benefício do meio-passe, com a validade da matrícula no sistema.

O único atendimento que gera custo ao aluno é a emissão de segunda (terceira e demais) vias de cartões.

Mais informações

Outras informações podem ser obtidas na ValeSim, pelo número: 3036-3738. A documentação completa também pode ser consultada no site da ValeSim  https://www.valesim.com.br/.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Related posts

Leave a Comment