DESTAQUETOLEDO

Toledo: Prefeitura vai reduzir cinco cargos de 1º escalão em reforma administrativa

Tornar a gestão pública mais eficiente é uma das propostas assumidas pelo Governo Municipal, com redução de gastos e ampliação dos serviços. Com este intuito, o prefeito Beto Lunitti encaminhou para a Câmara de Vereadores, nesta quinta-feira (29), a primeira parte da reforma administrativa a ser implementada na Prefeitura de Toledo. A principal novidade é a redução de cinco cargos de secretariado (1º escalão) nesta primeira etapa.

Que houvesse a diminuição, algumas secretarias municipais foram unificadas. “A intenção foi agrupar as pastas conforme afinidade de setores, ampliando os serviços oferecidos, sem prejuízos para os cidadãos. A unificação proposta não trará qualquer prejuízo para os setores envolvidos e possibilitará melhorar o planejamento estratégico e a implementação de ações por um mesmo órgão, conncretizando as propostas definidas em nosso plano de governo.”, comentou o prefeito Beto Lunitti.

Um dos exemplos é a unificação das Secretarias da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, resultando na Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico. A discussão referente à essa pasta foi apresentada na sede da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), com a presença de representantes de diversos setores produtivos do município, como a própria ACIT, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e representantes da bacia leiteira, da suinocultura e da avicultura.

Outras mudanças

Também vai acontecer a criação da Secretaria de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano. A nova estrutura foi estudada previamente por servidores das Secretarias de Assistência Social e Proteção à Família, da Juventude e de Políticas para Mulheres com representantes das diversas instituições e entidades cuja atuação tem pertinência com as políticas e ações a serem atribuídas à nova Secretaria, entre elas a 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Toledo (defesa da criança, do adolescente e da educação), Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Conselho Municipal da Juventude e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A Secretaria do Planejamento e Urbanismo vai incorporar a área de habitação da atual Secretaria de Habitação, Serviços e Obras Públicas, resultando na Secretaria do Planejamento, Habitação e Urbanismo. Enquanto a Secretaria de Infraestrutura Rural das áreas de serviços e de obras da atual Secretaria de Habitação, Serviços e Obras Públicas, resultando na Secretaria de Infraestrutura Rural e Urbana e de Serviços Públicos, com a consequente extinção da Secretaria de Habitação, Serviços e Obras Públicas.

Outra secretaria a ser extinta com a reforma é a de Comunicação Social, com a transferência de suas atribuições e cargos para o Gabinete do Prefeito.

Foto e Texto: Secom Toledo

Deixe um comentário