Seminário da Educação enfoca saúde, emoções e o lado pedagógico na volta às aulas

Formação acontece de forma online pelo Canal da Semed no Youtube e alcança todos os professores e servidores das escolas e Cmeis
No início de 2020 a Secretaria de Educação, assim como em anos anteriores, reuniu em grandes auditórios os profissionais que atuam nas escolas e Cmeis do Município para a preparação de mais um ano letivo que se iniciava. O momento era de reencontro de pessoas que tinham um objetivo em comum, o de levar Educação de qualidade aos alunos da Rede Municipal de Cascavel, depois de um breve período de descanso dos alunos e dos servidores. Entre abraços e sorrisos de colegas de trabalho que voltavam a se ver, sobressaia a responsabilidade que cada um sabia que carregava pelos alunos.

O objetivo comum e a responsabilidade seguem os mesmos, mas de lá pra cá os encontros e as formações mudaram muito. A pandemia do novo coronavírus nos alcançou e as relações sociais e profissionais, bem como a relação com os alunos precisou se adequar e hoje (3) o I Seminário de Educação de Cascavel, do ano de 2021, alcança todos os servidores das escolas e Cmeis de forma remota, por meio da tecnologia, como forma de prevenir a propagação da Covid 19.

O próprio prefeito Leonaldo Paranhos, durante a abertura do evento, compartilhou da saudade de encontrar os servidores da Educação. “Estou com muita saudade dos eventos da Educação, são eventos que nos enchem de alegrai, nos trazem esperança e nos aproximam e faz brilhar os nossos olhos, mas lamentavelmente ainda não é possível fazer estes eventos de forma presencial”, afirmou.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, ainda enfatizou o quanto será desafiador manter a postura de distanciamento social com os alunos no retorno das atividades presenciais, visto que a Educação trabalha justamente o oposto. “É um processo difícil para nós, pois educação é interação, é emoção, é olhar olho no olho e a gente sempre parte do princípio de incentivar as crianças o trabalho coletivo, o socializar e a troca. E nós vamos ter que trabalhar agora de uma forma um pouco diferente, pra que não tenha essa aproximação e seja mantido o distanciamento”.

O Seminário teve início às 8h30 e contou com a fala de profissionais da Educação e da Saúde, que trataram sobre saúde, emoções e o lado pedagógico na volta às aulas. O primeiro palestrante foi o Dr. José Carlos Libâneo, que trouxe considerações pedagógicas sobre o retorno às aulas na Pandemia. Em seguida o enfermeiro Adrian Buratto e a médica Dra. Luciana Tavares trouxeram a palestra Covid-19, cuidados e retomada das aulas.

Para o período da tarde, a partir das 13h30, está prevista a palestra Gestão das Emoções para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional, com a Dra. Débora de Mello Gonçalves Sant’Ana, e às 15h30 a palestra Educação no Contexto da Covid-19, com a Ma. Gina Vieira Ponte de Albuquerque.

Texto: Alini Bianco

Fotos: Divulgação/Semed

Related posts

Leave a Comment