Sedentarismo

O sedentarismo é caracterizado pela falta de atividade física, não somente no caráter da prática desportiva, mas em toda sua amplitude, fazendo com que a saúde da pessoa entre em declínio e esteja mais suscetível ao surgimento de patologias. Devido ao grande comprometimento que a mesma pode ocasionar, considera-se atualmente como um problema de saúde pública e por muitos profissionais da saúde, também é considerada como o mal do século.

Má alimentação Sedentarismo Obesidade

Para evitar problemas de saúde, aconselha-se que limites na alimentação e prática de exercícios físicos sejam frequentes. O esporte deve ser algo prazeroso. Não precisa ir para academia e se matar na esteira, o ideal é escolher algo que dê satisfação, seja andar de patins, nadar, correr, jogar bola. Não importa qual modalidade, o interessante é fazer sempre e com vontade, a atividade física deve ser introduzida na rotina de forma gradativa.

Uma refeição balanceada com saladas, verduras, pouca gordura também é indispensável para manter a saúde em dia. Isso não quer dizer que você nunca mais poderá passar perto de um lanche do McDonalds, chocolates e refrigerantes. Porém, deve haver um certo controle para não comer sempre e mais que o necessário. Embora as guloseimas satisfaçam a vontade de comer, é preciso ressaltar que elas são pouco nutritivas e comprometem a saúde se ingeridas em grandes quantidades. Quanto mais cedo houver a preocupação em controlar o peso e manter a saúde, mais fácil e melhor será o resultado.

Dentre os benefícios que a prática de atividade física pode proporcionar, podemos citar alguns deles para que sejam melhores visualizados, como por exemplo:

  • Melhora a funcionalidade do organismo e todos os seus sistemas;
  • Diminuição do risco de morte prematura;
  • Redução dos níveis de colesterol, triglicerídeos, glicose, etc;
  • Melhora a condição e a funcionalidade cardíaca e respiratória;
  • Melhora a mobilidade articular e a força muscular;
  • Auxilia na manutenção do peso, dos níveis de gordura corporal e de massa magra;
  • Auxilia na prevenção de patologias como câncer, Alzheimer, Parkinson e outras patologias incapacitantes;
  • Melhora a sensação de prazer e bem-estar, sendo um grande aliado nos tratamentos de ordem psicológica;
  • Proporciona alívio de tensão muscular; diminuição das dores no corpo decorrentes do estresse ou desuso;

 

 

 

Relacionadas

Leave a Comment