Saúde envia 37 ventiladores pulmonares para a região Oeste

Equipamentos doados pela Ocepar serão utilizados para leitos de UTI de atendimento exclusivo a pacientes de Covid-19. De acordo com a Regulação de Leitos Estadual, a Macrorregião Oeste chegou a 90% de ocupação dos leitos de UTI Adulto.

A Secretaria de Estado da Saúde enviou nesta quinta-feira (11) para a Região Oeste 37 ventiladores pulmonares doados pela Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). Os equipamentos serão utilizados para equipar leitos de UTI no tratamento da Covid-19.

“Os recursos são finitos e no atual cenário todos os esforços da rede pública e privada têm sido de grande ajuda para unirmos forças no combate a esta doença que tem se alastrado cada dia mais em todo o mundo. Estamos enviando estes ventiladores para viabilizar a abertura de novos leitos no Oeste do Estado, considerando a grande demanda por leitos exclusivos de atendimento ao coronavírus na região”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

De acordo com a Regulação de Leitos Estadual, a macrorregião Oeste chegou a 90% de ocupação dos leitos de UTI Adulto, contando com apenas 28 leitos disponíveis para atendimento. Cerca de 260 pessoas aguardavam internação em leito exclusivo até a manhã desta quarta-feira (10).

“A situação é preocupante em todo o Paraná. O Governo do Estado tem atuado em todos os sentidos para garantir a assistência hospitalar a todos os pacientes, mas infelizmente não há como conter o avanço desta doença sem a colaboração de todos. Por isso, reforçamos a importância de retomar os cuidados básicos de higiene, distanciamento e isolamento”, ressaltou o secretário.

DOAÇÃO – Os equipamentos totalizam um investimento de R$ 2,2 milhões. Onze cooperativas participaram desta ação: Lar, C.Vale, Copacol, Coopavel, Frimesa, Copagril, Primato, Sicredi Palotina, Sicredi Cafelândia, Sicredi Toledo e Sicredi Marechal Cândido Rondon.

“Agradecemos a colaboração das cooperativas nesta rede de solidariedade que tem fortalecido o sistema hospitalar do Estado e ajudado a salvar vidas”, finalizou Beto Preto.

Foto: Amércio Antonio/SESA

(aenpr)

Relacionadas

Leave a Comment