Recomendações nutricionais

A ciência tem mostrado que uma alimentação equilibrada traz inúmeros benefícios para a saúde e para o bem-estar. Uma dieta saudável deve ser composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, minerais e vitaminas. Para isso necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, e de auxílio de um Nutricionista, profissional capacitado para prescrição de uma dieta que siga as quatro leis da Nutrição (qualidade, quantidade, harmonia, e adequação).

Seguem algumas dicas para uma alimentação saudável:

  • Realizar de 5 a 6 refeições por dia;
  • Mastigar bem os alimentos;
  • Fazer as refeições em ambientes tranquilos;
  • Ingerir líquidos ao longo do dia, principalmente nos intervalos das refeições, para manter uma boa hidratação. Dar preferência à água pura, 2 litros por dia;
  • Utilizar o mínimo possível de óleo no preparo dos alimentos.
  • Dicas para diminuir o colesterol proveniente da alimentação:
    – Consumir aves e peixes sem pele, carnes magras, leite e iogurte desnatado ou light, queijos magros (ricota, minas);
    – Evitar o consumo de creme de leite, nata, maionese (eventualmente, consumir as versões light), biscoitos recheados, biscoitos amanteigados, croissants, folhados;
    – Escolher sorvetes de frutas e não os cremosos;
    – Não consumir salame italiano, presunto gordo, mortadela, bacon, linguiça
  • Evitar alimentos fritos. Preferir alimentos assados, cozidos, refogados;
  • Diminuir a quantidade de sal colocada no preparo dos alimentos. Preferir temperos naturais para o preparo dos alimentos;
  • As fibras são componentes importantes de uma alimentação saudável, elas melhoram a função intestinal, reduzem os níveis de colesterol e auxiliam no controle da glicemia.

Sugestões para aumentar as fibras da dieta:
– Consumir alimentos integrais;
– Saladas cruas;
– Frutas com casca;
– Cozinhar por pouco tempo os vegetais dê preferência no vapor.

  • Evitar o tabagismo;
  • Praticar atividade física, regularmente, sob autorização médica e orientação de um educador físico.
  • Evitar os alimentos ricos em açúcares, como doces, balas, refrigerantes, chocolate e guloseimas;
  • Evitar alimentos enlatados e embutidos, pois esses alimentos contêm muito sódio, gordura, conservantes;

GENECI KUSSLER –  NUTRICIONISTA –    CRN 5258

 

 

 

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