OPINIÃO

Qual sua enfermidade?

Por Pastor Nildo Alves – Mevam Cascavel – Paraná

Disse o paralítico: “Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim”. (João 5:7)

Você prestou atenção  que  neste tanque não precisa ter fé   mais   sim ser o primeiro  a pular quando  a água era mexida? Foi  isso que a religião nos ensinou até agora.

E por isso que ele ficou por 38 anos à beira deste tanque, esperando  sua vez  chegar. Isso tem acontecido até hoje. Pessoas dentro da igreja só buscando cura física e não  espiritual. E quando Deus fala elas não reconhecem  a voz  de Deus. O homem que fora curado não  sabia quem era Jesus.

As pessoas estão dentro da  igreja  buscando somente a cura  fisicamente  e não querem a cura emocional, pois se isso acontecer elas terão  que  andar sem suas muletas religiosas.

E por que não vemos mais milagres nos dias de hoje? Porque nossa doença não e mais no físico e sim na alma. Você já percebeu quantas pessoas com a doença da insatisfação estão dentro das igrejas?

Se o louvor  não toca a música que ela queria  ouvir naquela noite, o louvor  não esta   com nada. Se o pastor falou algo a mais que ela  queria ouvir e que o pastor não tem nada para ela. Faz um propósito com Deus  e se não alcançar e Deus  o culpado.

O capítulo 18 de Lucas, nos versículos 35 a 45, fala de um homem cego que estava sentado abeira do caminho, mais quando ele ouviu que Jesus passava por ali, ele toma uma  posição. Ele não busca somente sua cura  física  mais também   espiritual, a ponto de Jesus dizer: “a sua fé  lhe salvou”  e não curou.

Quando a cura deste homem começou?

Ouviu – Perguntou – Clamou: As nossas atitudes diante dos problemas da vida determinam nossa vitória ou derrota. Tudo depende de como você age e reage diante do seu problema. A Bíblia  diz  em Salmos 81-13: “Se o meu povo apenas me ouvisse, se Israel seguisse os meus caminhos”. Existem situações em nossas vidas onde é preciso dar o primeiro e grande passo, onde eu e você precisamos dar o grito de libertação. JESUS, FILHO DE DAVI TENDE PIEDADE DE MIM!”“.

Quais são as lições que podemos aprender com a experiência deste homem?

A  somatória de Vocação + Preparo + oportunidade + trabalho = sucesso. Quando ele perguntou, lhe informaram que passava por ali Jesus, em outras palavras: Diante dele passava sua grande oportunidade. (Lc 18:36)

A verdade é que a oportunidade sempre passa, porém nem todos levam a sério. É provável que houvesse outros cegos, enfermos na mesma rua, na mesma calçada, porém a Bíblia registra apenas aquele que não deixou passar a “oportunidade”.

Meu irmão, este cego  não tinha visão, mas tinha tato, paladar, olfato eaudição. As oportunidades são para aqueles que sabem usar o que tem, e buscar aquilo que lhe falta.

Se você quer ser uma pessoa bem sucedida na vida, não brinque com as “oportunidades” que passam por você, pois muitas não se repetem.

 

PARA ALCANÇAR OBJETIVOS  É PRECISO SUPERAR OBSTÁCULOS

Obstáculos internos: Medo de não ser entendido, começou no Éden. “ E ele respondeu: ‘Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi’”.( Genesis 3.10).

2º Reis 6-15,16 fala da luta interna de um servo. “O servo do homem de Deus levantou-se bem cedo pela manhã e, quando saía, viu que uma tropa com cavalos e carros de guerra havia cercado a cidade. Então ele exclamou: “Ah, meu senhor”! O que faremos? “O profeta respondeu: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”. As maiores  luta  são  travadas  internamente dentro de nós. Complexo de inferioridade, pessimismo, será que vai dar certo, conformismo, não sou o único, tem tantos iguais a mim, etc.

Obstáculos externos: Forças espirituais que lutam para nos impedir de alcançar, pessoas que não querem ver nosso triunfo. Você tem um pequeno grupo que torce pelo seu sucesso e um grande grupo de pessoas que torce contra o seu sucesso. Tudo o que é muito fácil não tem valor.

 

NÃO IMPORTA ONDE E COMO O HOMEM ESTEJA DEUS SE IMPORTA COM A SUA VITÓRIA

Jesus parou para alguém que vivia à margem da sociedade. Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”. Marcos 2:17.

 

A ORAÇÃO DE UM HOMEM DETERMINADO A VENCER PODE TORNAR IMPOSSÍVEL EM POSSIBILIDADE

Um clamor de alguém que conhecia quem estava passando por ali: “Jesus, filho de Davi”. O que me chama atenção aqui e que este cego conhecia a raiz da vida de Jesus  ( como é que Jesus poderia ser o filho de Davi se Davi viveu cerca de 1000 anos antes de Jesus?)

A resposta é que Cristo (o Messias) foi o cumprimento da profecia da descendência de Davi (2 Samuel 7:14-16). Jesus era o Messias prometido, o que significa que Ele era da descendência de Davi. Então eu entendo que ele sabia para quem estava orando.

“O Senhor está longe dos ímpios, mas ouve a oração dos justos”. (Provérbios 15:29).

Este cego sabia para quem estava orando e tinha certeza do que ele podia o fazer ver e você?

QUERER – É O PRIMEIRO PASSO PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA.

Este cego nos dá uma grande lição sobre o “querer”. A vida dele mudaria por total, pois seu querer traria a ele novos desafios.

Lucas 19-3-5 fala sobre um homem chamado Zaqueu. “E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali. E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa”.

Zaqueu tinha pelo menos dois problemas naquele dia.

O primeiro é que ele era um homem de pequena estatura. Seu segundo problema era espiritual. Zaqueu não permitiu que nada, nem a multidão ou sua condição, ficasse entre ele e seu desejo de ver o Senhor Jesus.  E você o que impede você  de querer esta  com Deus? Olha o que ele diz em provérbio 8-17: “Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão”.

Você precisa saber  que Deus não empurra a porta, ele espera que você abra. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo” (Apocalipse 3.20).

Essa porta é a mais complicada de todas as portas que há no mundo. A maioria das pessoas, na Terra,  não se abre com facilidade para Deus. Ela quase sempre está fechada para Jesus. Por que Jesus bate?  Por que Ele quer entrar em nossa vida para nos salvar, curar e trazer um renovo espiritual.

Porém, você precisa saber que é necessário “querer”. Porque muitos precisam, mas não querem? Ser curado da cegueira implica em mudanças, e não são todos que desejam assumir responsabilidade. Não são todos que estão dispostos às mudanças radicais na vida. Preferem viver de esmola a ir à luta, trabalhar, suar a camisa para sobreviver.

Então a pergunta e o que você  quer. Ficar sentado à beira  do caminho, que e ser um crente frequentador de uma igreja  e permanecer igual  você  esta.

Ou você quer se levantar e tomar uma nova direção na sua vida. Pois esta nova posição pode acabar com aquela vida miserável. Acabar aquele sentimento de culpa, de maldição hereditária, carregada com tanto peso. Este homem foi curado, restaurado integralmente. Seu espírito (Salvação) sua alma (ganho senso de valor próprio) e seu corpo (passou a enxergar).

Pastor Nildo Alves

Deixe um comentário