Presbiteriana Alto Alegre realiza evento para idosos

No capítulo 19 do livro de Levítico a Bíblia Sagrada nos ensina que devemos honrar as pessoas idosas (anciãos) e Igreja Presbiteriana do Brasil encontrou um a forma de praticar isso. Igrejas, presbitérios e sínodos em todo o Brasil tem realizado eventos com pessoas da chamada terceira idade.

O projeto é liderado pelo Reginaldo Pinho Borges, que nos dias 22 e 23 de junho estará ministrando na Igreja Presbiteriana do Alo Alegre, em Cascavel. O evento será das 14 às 17h no sábado (22) e das 9h às 10h30 no domingo (23).

A Igreja Presbiteriana do Alto Alegre está localizada na Rua Cristóvão Colombo, nº 49.

Em mensagem no portal oficial da denominação no Brasil, o reverendo Pinho Borges explica que a Secretaria Geral da Terceira Idade foi criada na Reunião Extraordinária da Comissão Executiva do Supremo Concílio, em julho de 1999, com a finalidade de atender os irmãos na terceira idade, que compreende a faixa etária de 60 anos ou mais. “Foi notada a necessidade de organizar esse trabalho nacionalmente a partir de experiências bem sucedidas de trabalhos pioneiros, realizados em igrejas presbiterianas locais”, diz.

Como a faixa etária que mais cresce no Brasil e no mundo, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – censo de 2000 – os idosos no país são cerca de 15 milhões de pessoas, mais de 9% da população total. Diante desses dados, a secretaria se preocupa com a dignidade e a qualidade de vida dos idosos da IPB, preparando atividades, encontros e ações que incentivem a criação de novos grupos de idosos em IPBs locais.

Para alcançar tal alvo, a Secretaria conta com um importante aliado, o Estatuto do Idoso, sancionado no dia 1º de outubro de 2003, que deve ser um importante passo na luta para a dignidade dessa faixa etária. A secretaria tem trabalhado para conscientizar pastores e líderes, e até mesmo os idosos, a fim de promover uma convivência harmoniosa dentro da IPB.

OBJETIVOS DA SECRETARIA GERAL DA TERCEIRA IDADE

Criar um grupo de idosos em cada comunidade local da IPB, incentivando-lhes e dando oportunidade de crescimento espiritual, social e intelectual;

Gerar espaços para o desenvolvimento de atividades manuais e artesanais com programas que promovam orientação segura nas áreas de saúde, esporte e lazer;

Divulgar o Estatuto do Idoso para conscientização dos direitos e deveres de cidadania do idoso;

Despertar no idoso o reconhecimento de seus dons e talentos para serem usados no Reino de Deus;

Incentivar o idoso a observar com que honra, dignidade e carinho ele é tratado na Palavra de Deus;

Motivar a criação de complexos de estrutura de cultura e lazer no âmbito da Igreja Presbiteriana do Brasil, para contribuir de maneira prática e efetiva para a qualidade de vida do idoso, tanto física, emocional e espiritual.

Relacionadas

Leave a Comment