CASCAVELDESTAQUE

Psicologia e fé para formar um time vencedor

O FC Cascavel nasceu com o propósito de ser um time campeão e o projeto é chegar à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol nos próximos anos. A equipe atualmente disputa a Taça FPF Sub 23 e pela campanha realizada até agora tem chances de levar o título, que dá direito a uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, o que seria o primeiro passo para chegar à elite do futebol brasileiro.  Neste domingo (29), a equipe faz o primeiro jogo da decisão contra o Maringá, no Estádio Olímpico Regional.

Além da união da sociedade civil organizada em torno do time, outra questão fundamental é o preparo psicológico e espiritual dos jogadores. É aí que entra a figura de Antonio Barbosa, que além de psicólogo também é pastor evangélico.

O pastor Antonio começou a trabalhar como psicólogo da equipe nos últimos jogos do Estadual deste ano. Ao final do campeonato, iniciou uma nova etapa com as categorias de base, que até então não existiam. Hoje, no Centro de Treinamento, são quatro categorias – Sub 15, 17, 19 e Sub23 –, além do profissional que será formado ainda em este ano.

“Meu trabalho aqui é dar assistência psicológica a todos os jogadores, mais precisamente as categorias sub 19 e sub 23, nas quais a grande maioria dos jogadores é de fora de cascavel e moram nos dois alojamentos do clube”, explica o pastor psicólogo.

Pelo fato de estar longe da família, sempre há problemas que podem afetar no rendimento do jogador. “[Trabalhar as] Situações extra campo, que se refletem dentro das quatro linhas, este é o meu trabalho”, explica.

Orações no CT

 A diretoria do clube também deu apoio irrestrito para que o pastor realize reuniões de oração no Centro de Treinamento (CT) e nos alojamentos. Atualmente são dois cultos semanais. Para os atletas do Sub 23 sempre as segundas à noite e para o Sub 19 na terça. “Os jogadores não são obrigados a participarem dos cultos, mas sempre participam. Quando falta alguém sempre é um ou dois, mas é raro faltar”, diz o pastor Antonio.

Nos cultos, também outros pastores são convidados para levar uma palavra de encorajamento aos jogadores, além de ministros de louvores. O clube também liberou uma van para que os jogadores possam ir à igreja participar dos cultos aos domingos, quando não estão em viagem. Alguns já aceitaram a mensagem do Evangelho e estão praticando os ensinamentos cristãos.

Deixe um comentário