Polícia Civil recebe comissão do Instituto de Identificação do Distrito Federal

Eles vieram verificar o avanço e a nova tecnologia da 2ª Via Fácil, primeira ferramenta de pedido remoto de uma nova carteira de identidade com envio de foto feita pela câmera do celular ou do computador.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) recebeu, em Curitiba, a visita técnica da comissão do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). A vinda da comissão aconteceu segunda-feira (8). O objetivo foi verificar o avanço e a nova tecnologia da 2ª Via Fácil, primeira ferramenta de pedido remoto de uma nova carteira de identidade com envio de foto feita pela câmera do celular ou do computador.

Os integrantes da comissão da PCDF conheceram todos os setores do prédio do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Paraná. Foi verificado o processo da 2ª Via Fácil, como é feito o procedimento da atualização da foto do RG pelo próprio requerente e se está dentro dos padrões requisitados.

PIONEIRO – O sistema usado na capital do Brasil é pioneiro e possui diversas tecnologias. Uma delas foi apresentada em junho de 2019, o e-identidade, aplicativo que disponibiliza a Carteira de Identidade de forma digital, além de fornecer outras funções aos cidadãos.

O aplicativo pode ser utilizado no cadastro e validação de outros documentos pessoais apresentados em comércios, órgãos públicos e outros setores, dificultando, principalmente, os crimes praticados por estelionatários e falsificadores de documentos.

O delegado Marcus Michelotto, diretor do Instituto de Identificação da PCPR, disse que historicamente os institutos de todos os estados aprendem com o modelo que é usado no Distrito Federal. “Eles estão na vanguarda, é o Instituto mais moderno do país. Para nós, da Polícia Civil do Paraná, é uma honra que possamos ser espelho para eles das medidas propostas pelos nossos papiloscopistas, como o caso da 2ª Via Fácil”, disse Michelotto.

Nesta terça-feira (9), os integrantes da comissão ainda participaram de uma conferência com técnicos da Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), que desenvolveram o sistema da 2ª Via Fácil e puderam explicar o procedimento técnico do sistema.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na visita técnica o diretor do Instituto de Identificação da PCDF, Simão Pedro; a diretora-adjunta da Divisão de Tecnologia da PCDF, Simone Pereira, e o Chefe da Seção de Avanço Tecnológico da PCDF, Rogério Alves.

Foto: Divulgção PCPR/SESP-PR

(AENPR)

Relacionadas

Leave a Comment