Nova unidade ajuda ampliar a atenção básica à saúde em Cascavel

Prefeito Leonaldo Paranhos inaugurou na manhã de hoje a USF do Bairro Cidade Verde, que atenderá a uma população de aproximadamente 6,5 mil pessoas

Em 2017 o governo municipal lançou um desafio de chegar a 100% de cobertura da atenção básica em Cascavel. A efetivação de novas unidades de saúde tem aproximado o Município de atingir essa meta. Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito Leonaldo Paranhos e o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, entregaram à comunidade da região do Bairro Cidade Verde uma moderna Unidade Saúde da Família (USF), que vai atender a uma população de aproximadamente 6,5 mil pessoas.

O prefeito Paranhos lembra que em 2017 a cobertura da atenção básica era de 50%, hoje está em 87% e com a efetivação das novas unidades irá chegar a 90%.“Nosso desafio, que lá em 2017 era sair de 50% e chegar a 100%, está muito próximo, falta apenas dez por cento e nós vamos fazer isso.Aqui teremos duas equipes do PSF que nos darão a condição de atender mais de oito mil pessoas e ampliamos o serviço dessa unidade. Além do atendimento clínico estamos também entregando um consultório odontológico, que não tinha esse serviço aqui.

Miroslau Bailak destacou que o investimento na saúde básica resolve 80% das doenças. “Se você resolve o problema logo no início, não tem a complicação, mais tarde, de um paciente que precisa ir para uma unidade de pronto atendimento, que precisa de um leito hospitalar e que nesse momento, infelizmente, está sobrecarregado”, diz.

Durante a solenidade, a coordenadora da unidade, Ana Cristina Casarolli, recebeu um certificado que foi concedido a Cascavel pelo Ministério da Saúde, como reconhecimento por ser o município que mais avançou, em todo o Brasil, na cobertura da atenção básica.

Estrutura

A nova unidade de saúde tem 562 metros quadrados e conta com amplo estacionamento, quatro consultórios, salas de pré-consulta, de vacinas, curativos, de aplicação de medicamentos e de inalação, entre outras.O espaço conta ainda com consultório odontológico, farmácia, almoxarifado, rouparia, copa e sala para outros setores.

“Realmente ficou muito linda, foi o melhor investimento. O tratamento que a gente recebe, o acolhimento, na outra [antiga unidade] já era bom e aqui vai ficar melhor ainda”, diz Débora Lima, moradora do bairro Cidade Verde.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Relacionadas

Leave a Comment