“Morador Nota 10” incentiva combate ao Aedes aegypti

Projeto foi desenvolvido pela Vigilância em Saúde Ambiental, setor de Controle de Endemias

A equipe de Educação em Saúde, do Setor de Controle de Endemias do Município de Cascavel, desenvolveu o projeto “Morador/empresa nota 10”, com a proposta de incentivar os cidadãos que já cuidam de forma adequada do seu imóvel a evitar a proliferação do vetor Aedes aegypti  despertando a mudança de hábitos daqueles que não têm o mesmo cuidado.

“O objetivo do projeto é divulgar e valorizar ações exemplares no combate à dengue, para que, desta forma, incentive a todos os munícipes, mostrando que  é possível manter uma cidade limpa e livre da dengue”, disse Clair Wagner,  gerente da Vigilância em Saúde Ambiental.

Os critérios da equipe para selecionar os imóveis e empresas nota 10 serão adotados através de vistorias realizadas pelos agentes de campo. Eles vão observar na vistoria se o local sempre está dentro dos protocolos preconizados nos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue e outras arboviroses).  As questões levadas em consideração são: ausência de quaisquer objetos ou locais que acumulem água e aproveitamento de materiais recicláveis.  Se constatados os cuidados o morador é considerado nota 10.

“Após isso, o responsável pelo imóvel é orientado e recebe as informações do projeto e assina o termo de aceite. Fotografamos o local e entregamos um certificado ao responsável pelo imóvel ou empresa, e posteriormente publicamos em nossa página oficial do Facebook “www.facebook.com/equipedeeducacao. As imagens dos imóveis nota 10, serão utilizadas nas atividades em grupo desenvolvidas pela Equipe de Educação em Saúde.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Relacionadas

Leave a Comment