Meio Ambiente apresenta e detalha contrato com a Fipe ao Observatório Social

O secretário de Meio Ambiente, Nei Haveroth, e o diretor de Conservação Ambiental e Bem-Estar Animal, Ailton Lima, apresentaram ao Observatório Social, na tarde desta terça-feira (25), detalhes do contrato com a Fundação de Pesquisa Econômica (Fipe), responsável pelo estudo técnico que irá balizar o processo de licitação do contrato do novo sistema de gestão de resíduos em Cascavel.

Um dos questionamentos feitos pelo Observatório foi sobre o fato de não ter sido escolhida uma empresa, ou universidade local para o estudo técnico. O secretário Nei Haveroth explicou que quando foi iniciado o processo de escolha, estava aberto para empresas de Cascavel, porém, a proposta que mais se encaixou nos termos de referência para a contratação foi a da Fipe, pela expertise que possui em estudos semelhantes, inclusive em grandes cidades do Brasil.

“Nós temos os técnicos dentro do município, porém, todos têm o seu trabalho do dia a dia, suas dificuldades. O Município quis buscar um trabalho de isenção, de neutralidade, também trazendo experiências  de outras regiões para que esse novo modelo de gestão de resíduos seja sustentável, viável economicamente e social, e principalmente com ganho ambiental”, destaca o secretário.

José Polasek, do Observatório Social, destacou a condução dos trabalhos. “Nós concordamos com o que foi dito [na reunião] porque já está contratado, já estão realizando o trabalho e pelo cronograma efetivo de entrega do serviço a gente vê vai ser um trabalho minucioso e bem elaborado”, diz José Polasek, do Observatório Social.

O contrato com a Fipe já foi assinado no dia 7 de maio e a Fipe já encaminhou o plano de trabalho. Na semana passada aconteceu uma visita técnica da Fundação que fez um levantamento dos diagnósticos do serviço atual.

 

A Fundação

A Fipe é uma organização de direito privado, sem fins lucrativos, criada em 1973. Entre seus objetivos está o apoio a instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, em especial o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Possui, hoje, destacada atuação nas áreas de ensino, projetos, pesquisa e desenvolvimento de indicadores econômicos e financeiros.

A Fipe analisa os fenômenos econômicos e sociais com base no instrumental teórico e metodológico da economia, com o propósito de contribuir para o desenho de contratos públicos mais eficientes. A instituição conta com equipes de profissionais especializados, com larga experiência nas áreas de ensino, projetos e pesquisas, tendo expertise na prestação de serviços para diversos estados, inclusive o Paraná, além de ministérios e outros órgãos do Governo Federal.

Relacionadas

Leave a Comment