Mais de 300 motociclistas são orientados na primeira semana de Operação Moto Segura 2021

A Transitar deu continuidade nesta sexta-feira (12) à Operação Moto Segura na Rua Paraná, proximidades da Rua Engenheiros Rebouças, local onde o setor de engenharia de trânsito também está reforçando a sinalização para um trânsito mais seguro. Nas próximas semanas será instalado no cruzamento um semáforo, o qual já foi adquirido pela Autarquia e iniciado o processo de instalação. Com este terceiro dia de campanha educativa na semana, totalizou-se 302 motociclistas orientados pelos agentes de trânsito, visando promover reflexão e mudança de comportamento quanto ao cumprimento das leis e responsabilidades no trânsito.

A abordagem educativa para motociclistas começou na terça-feira (9), com entrega de material educativo e orientação na Rua Erechim, no Departamento de Trânsito. Na ocasião 72 motociclistas foram orientados; na quarta-feira, outros 130 motociclistas passaram pela caixa de abordagem na Rua São Paulo, proximidades da Praça Wilson Joffre e, nesta manhã (12), mais 102 condutores de moto foram orientados, aprovando a metodologia da Transitar.

Lucas Lima, que tem a moto como ferramenta de trabalho, gostou da iniciativa. Disse que no dia a dia, normalmente, motofretistas ficam tão absorvidos nas entregas que acabam esquecendo a legislação “e este tipo de abordagem faz relembrar que cuidados são necessários para evitar acidentes: é bacana o serviço, pois pode prevenir, pois quem está no conforto do carro fica mais protegido, e para quem está o dia todo no trabalho em moto, o risco é maior; são muitas fechadas, violência, então todo cuidado é necessário”.

“Muita gente anda errado, então é importante agir para diminuir essa realidade de violência do trânsito cascavelense. Eu acredito que precisa mais fiscalização também”, sugeriu outro motofretista abordado, o Felipe Silva.

“No trânsito, sua responsabilidade salva vidas!”

As ações educativas da Transitar estão em consonância com a Resolução nº 806, de 15 de dezembro de 2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a qual estabelece a mensagem, os temas e o cronograma da Campanha Educativa de Trânsito para 2021, que será realizada nacionalmente até dezembro deste ano, com base no tema “No Trânsito, sua responsabilidade salva vidas!”, mensagem que está sendo divulgada pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.

Ciclista Cidadão

A encarregada do Setor de Educação de Trânsito da Transitar, Luciane de Moura, explica que há um planejamento anual e que para este mês de fevereiro ainda serão trabalhados os modais bicicleta e automóvel.

No dia 17 de fevereiro, das 18 horas às 19 horas, será realizada a ação Ciclista Cidadão na Avenida Brasil com a Rua Jacarezinho, na Estação Cidadania, onde há ciclovia com registros de alguns excessos por parte dos adeptos da pedalada.

A mesma abordagem será repetida no dia 18, mesmo horário, na Avenida Tancredo Neves, próximo à UPA, igualmente na ciclovia, onde também são percebidos problemas principalmente na pista do ônibus.

“O objetivo é sensibilizar as pessoas que utilizam ou pretendem utilizar a bicicleta como meio de transporte ou para lazer e exercício sobre a importância dos comportamentos seguros e a ocupação responsável do espaço público, visando à prevenção de acidentes e o respeito mútuo”, detalha Luciane.

Cidadão em Trânsito

De 23 a 26 de fevereiro será realizada a Operação Cidadão em Trânsito, com foco em condutores de automóveis, proporcionando a oportunidade de conscientização e discutindo o papel do condutor e um comportamento humano na via pública e as conseqüências, com abordagens educativas em vários pontos da cidade.

Demais ações

“Em março será focada a campanha Volta às Aulas e também a orientação sobre as mudanças previstas no Código de Trânsito Brasileiro, que passam a vigorar a partir do mês de abril. “Tudo isso para que o cidadão esteja sempre alerta e consciente para que o trânsito seja um local de convivência, empatia e segurança”, conclui Luciane.

Texto e imagens: Rosane Richetti

Related posts

Leave a Comment