DESTAQUEINTERNACIONAL

Macron pede “calma a todos” após decisão dos EUA sobre Jerusalém

O presidente da França, Emmanuel Macron, fez hoje (8) um apelo à tranquilidade e à responsabilidade de todos”, após o anúncio dos Estados Unidos (EUA) sobre o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, ao qual se mostrou crítico. A informação é da Agência EFE.

Na abertura de uma reunião em Paris do chamado Grupo Internacional de Apoio ao Líbano, Macron manifestou a esperança de que a iniciativa de Washington, que em sua opinião deveria ser objeto de uma negociação entre as partes, “não acabe aumentando a instabilidade na região”.

O presidente francês qualificou, nos últimos dias, de “desafortunada” a reviravolta dada pelo presidente americano, Donald Trump, de reconhecer Jerusalém como capital de Israel, à margem da negociação com os palestinos.

Sobre essa questão também se pronunciou o primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, considerando que o apoio que seu país deve receber para a estabilidade da comunidade internacional é “ainda mais urgente” após a decisão de Trump.

Além de assegurar que isso vai complicar o processo de paz entre palestinos e israelitas, Hariri reiterou sua rejeição à nova posição americana e sua aposta em uma solução de dois Estados que permita tornar também Jerusalém a capital da Palestina.

As informações são da Agência EFE

Deixe um comentário