Lugar de Vinagre é na geladeira!

Você sabia que o vinagre não pode ser guardado depois de aberto em armários ou sob a pia? Ele deve ser mantido na geladeira sob refrigeração, de preferência na porta. Caso contrário, as bactérias podem crescer, se depositar no fundo do frasco e estragar o tempero.

O vinagre é considerado um ingrediente culinário processado, obtido pela fermentação de frutas (como o de maçã), de cereais (como o de arroz), de mel e de cana-de-açúcar, por exemplo.

Você sabe a diferença entre eles?

Vinagres de vinho branco e tinto – são feitos a partir da fermentação do suco de uvas e são os mais comuns nas cozinhas brasileiras. O branco tem sabor mais suave, enquanto o tinto é mais aromático.

Vinagres de fruta – o mais comum é o de maçã, feito a partir da fermentação do suco de fruta.

Vinagre de arroz – tem sabor e cheiro mais suaves e é muito utilizado nas preparações orientais.

Vinagre de álcool – costuma ser utilizado em conservas.

Vinagre balsâmico – também chamado de aceto balsâmico, tem coloração escura, aspecto mais denso e sabor agridoce. É usado em molhos de saladas, com carnes e até em sobremesas (caso do clássico morango com balsâmico).

Vinagres aromatizados – só vale se você prepará-los em casa. Os vinagres com sabor à venda nos supermercados são produtos ultraprocessados que levam conservantes e aromatizantes.

Como aromatizar em casa? Escolha um básico, como o branco, e use ervas como a sálvia e o alecrim; pimentas frescas, alho e limão. VocÊ pode testar as ervas e misturas que mais agradam seu paladar.

É importante pensar que todos os tipos de vinagre devem ser mantidos na geladeira – fora dela, podem sofrer ação de microorganismos e estragar. O mesmo pode acontecer com os produtos fora do prazo de validade. Faça uma avaliação cuidadosa com os produtos da sua despensa e geladeira. Observando atentamente o prazo de validade, afinal eles não duram a vida toda, hein?

 

Leave a Comment