Investimento: Equipados, laboratórios de ciências são fundamentais no aprendizado

Prefeitura entregou equipamentos para 12 escolas municipais de Cascavel na manhã desta terça-feira (18)

A retomada do ensino na rede municipal, que ocorre gradativamente, vem acompanhada de investimentos que irão fortalecer o ensino e o aprendizado dos alunos. Na manhã desta terça-feira (18), o prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação, Marcia Baldini, entregaram equipamentos de laboratórios de ciências para 12 escolas municipais de Cascavel. A solenidade aconteceu na Escola Municipal Ademir Correia, no Jardim Esmeralda.

O prefeito Paranhos lembrou que o grande desafio é consolidar a presença dos alunos em sala de aula nesse retorno e que os equipamentos repassados hoje ajudarão no processo. “São ferramentas importantes  no processo de aprendizagem do aluno, no desenvolvimento intelectual da criança e vão auxiliar no desafio que temos em trazer o aluno novamente às salas de aula neste momento de retomada da educação, após mais de um ano de pandemia”, enfatiza.

A secretária de Educação, Marcia Baldini, destacou que é uma data para se comemorar porque, além de estar sendo vacinados 72 profissionais da escola, a unidade recebe os equipamentos. “Vai possibilitar aos alunos uma melhor forma de aprendizagem e relacionar teoria com a prática investigativa no ensino de ciência”, afirma.

Para a diretora da escola, Simone Ramos Winck, o investimento trará mais qualidade  às aulas de ciências. “Esse investimento vem trazer muito qualidade às aulas de ciências, “Só no livro é de difícil compreensão para a criança. Trazendo para o laboratório, mostrando na prática, elas fazendo as experiências, visualizando, olhando no microscópio, com certeza o aluno vai compreender bem mais o conteúdo”, diz.

Escolas

Serão contempladas com os equipamentos as escolas urbanas Adolival Pian, Aníbal Lopes da Silva, Atílio Destro, Ita Sampaio, Luiz Vianey Pereira, Mario Pimentel, Prof. Ademir Correa, Prof. Gladis Maria Tibola, Transparência e Prof. Michalina Kiçula Sochodolak, além das escolas do campo Arthur Oscar Mombach e São Francisco De Assis.

Cada escola receberá R$ 32,3 mil em equipamentos.

Equipamentos

Entre os equipamentos estão pirâmide de alimentos, microscópio ótico, microscópio estereoscópio, projetor, radiômetro, balança, lupa, pêndulo de newton, estetoscópio, materiais de jardinagem, réplicas de animais e amostras de minerais e rochas, conjuntos de eletricidade, esqueleto humano, esquema corporal, discos para estudo de flutuação, dispositivos para estudo do atrito, modelo anatômico de arcada dentária e dos sistemas do corpo humano, tipo de processo de metamorfose, planetário, simuladores de funcionamento pulmonar, binóculos, termômetro, e diversos jogos educativos.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Relacionadas

Leave a Comment