DESTAQUEEDUCAÇÃO

Investimento em robótica estimula o desenvolvimento do aluno

Prefeitura entregou hoje 20 laboratórios de robótica para escolas da rede pública municipal

Equipamentos de robótica passam a fazer parte do material didático de 20 escolas municipais a partir desta quarta-feira (20). Em solenidade realizada na manhã de hoje na Escola Professora Gladis Tibola, o prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária de Educação, Marcia Baldini, entregaram equipamentos que irão beneficiar cerca de oito mil alunos. O investimento é superior a R$ 1,7 milhão.

“A robótica atrai a criança, desenvolve e mentalidade e o desenvolvimento do aluno”, diz o prefeito. Ele lembra que em março de 2017 foi planejada a área da educação pensado em investimentos nos laboratórios. “É um grande desafio por causa do custo, mas o benefício é alto também”, afirma Paranhos.

A Secretária de Educação, Marcia Baldini, ressaltou que com essa conquista os instrutores de informática podem trabalhar um novo momento da educação em Cascavel.

“A escola pública tem obrigação de dar condições para que os profissionais possam trabalhar o desenvolvido dos alunos. Tecnologia e sustentabilidade são os grandes eixos do currículo na educação de Cascavel”, enfatiza.

Marcelo da Silva, coordenador de robótica do município de Cascavel, lembrou que a pandemia enalteceu a importância da metodologia na escola. “Nunca as habilidades em tecnologia ficaram tão evidente. Queremos preparar nossas crianças para o futuro, fazendo que elas possam observar problemas e tenham meios de fazer isso”, diz.

Equipamentos

Cada um dos 20 laboratórios recebe equipamentos como cortadora à laser, impressora tridimensional, kits de robótica e de eletrônica pedagógica. Além disso, material didático, incluindo os livros para os professores, com suporte em pensamento computacional, matemática das estruturas e demais fundamentações teóricas, e os cadernos de atividades para 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.

Com o laboratório de robótica, os alunos passam a ter aulas teóricas e práticas que incentivam o desenvolvimento do pensamento computacional, inovação e criatividade.

Ao todo, um terço das escolas municipais está sendo beneficiando, chegando até 8 mil estudantes. A meta para a gestão é chegar a todas as escolas da rede.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário