CASCAVEL

Inscrições para o Cultura em Ação estão abertas

Programa tem como foco incentivar o acesso à arte e à cultura e disponibiliza mais de 50 oficinas de iniciação artística até a semi profissionalização

Além de oferecer mais de 50 oficinas em todas as áreas artísticas, o programa Cultura em Ação, que está com as inscrições abertas, neste ano terá como novidade o Coral Municipal Juvenil de Cascavel, para alunos de 13 a 25 anos. As aulas são presenciais no Teatro Municipal Sefrin Filho e terão início no dia 26 de maio, sempre às quartas-feiras das 16h às 17h30.

As oficinas do Cultura em Ação são ofertadas gratuitamente pela Secretaria Municipal de Cultura e Esportes (Secesp) para alunos a partir dos 6 anos até a terceira idade. Para as modalidades presenciais no Teatro Municipal, a idade mínima é de 12 anos.

Histórico

No ano de 2017, o Município de Cascavel contava com o Programa Culturação, uma sequência do antigo Projeto Transformar. Em 2018, este Programa foi totalmente reformulado, passando a se chamar Programa Cultura em Ação, com idade mínima para ingresso de seis anos, conforme a atividade.

O acesso à arte e à cultura, à memória e ao conhecimento é um direito constitucional e condição fundamental para o exercício pleno da cidadania e formação dos valores socioculturais. Neste sentido e reconhecendo a real importância na formação cultural da população, a Secesp, por meio do Programa Cultura em Ação, disponibiliza à comunidade, de forma totalmente gratuita, mais de 50 oficinas, que vão da iniciação artística até a semi profissionalização.

Dividido em três níveis que acontecem simultaneamente,  o Programa Cultura em Ação tem por objetivo incentivar a produção de arte e cultura local e regional.

O Nível I é voltado para o público leigo, ou seja, sem necessidade de experiência prévia. Neste nível o aluno aprenderá os conceitos básicos da oficina. Tem por objetivo a iniciação às artes, conceitos básicos, técnica elementar, formação de plateia, introdução à vivência e fruição artística.

O Nível II é para os artistas amadores com experiência prévia mínima na área escolhida, objetivando o aperfeiçoamento, a continuidade do aprendizado artístico, dando sequência às atividades de iniciação do Nível I.

O Nível III é voltado para os artistas amadores ou profissionais com experiência significativa nas áreas pretendidas e o aluno será submetido a um processo de seleção para comprovação de seu desempenho dos níveis anteriores. O processo de seleção também será realizado para os alunos que ingressarem diretamente no Nível III visando a comprovação do conhecimento na área pretendida. O objetivo é possibilitar a integração entre as linguagens artísticas, a pesquisa, a experimentação e a vivência artística através de atividades práticas coletivas, montagens de espetáculos, concertos, performances entre outros, visando a semi profissionalização do aluno.

Cursos oferecidos na modalidade presencial ou híbrido:

– Ballet (Clássico, Jazz, Dança Contemporânea, Técnica Masculina e 3ª idade)

– Laboratório de balé moderno

– Fit Dance (acima de 14 anos)

– Kpop

– Danças Urbanas

– Laboratório de Break

– Danças Circulares

– Metais (Trompete, Trombone, Trompa, Tuba, Eufônio)

– Iluminação e Sonorização (apenas para maiores de 18 anos)

– Violão Popular

– Violão Clássico

– Ukulele

– Baixo Elétrico

– Guitarra Elétrica

– Bateria

– Flauta Doce

– Violino

– Viola clássica

– Violoncelo

-Teoria Musical

– Coral Adulto

– Coral Jovem

– Desenho

– Artes Visuais

– Teatro

Cursos oferecidos somente online:

– Ballet Babyclass (3 a 5 anos)

– Ballet Infantil (6 a 11 anos)

– Danças Urbanas (6 a 11 anos)

– Violão Popular (6 a 11 anos)

– Flauta Doce (6 a 11 anos)

– Musicalização Infantil (6 a 10 anos)

– Artes Visuais (6 a 11 anos)

– Desenho (9 a 11 anos)

– Dança Inclusiva

– Danças Circulares

– Violão Popular

– Flauta Doce

– Técnica Vocal (apenas para maiores de 16 anos)

– Ukulele

– Teclado/Piano

Os espaços atendidos pelo Programa são:

Teatro Municipal Sefrin Filho

Casa da Cultura Zona Norte

Unioeste

Colégio Estadual Padre Carmelo

Escola M. H. Bosquirolli

Casanóz

Apae

CCI Morumbi

CCI Veneza 

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES:

WhatsApp: (45) 9 8809-4569  Atendimento somente via Whats, em horário comercial.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário