Megatempestade de inverno deixa cerca de 1 milhão sem energia nos EUA
Reprodução/ Getty Images/ Spencer Platt

Neve, gelo e frio intenso colocam mais de 200 milhões de pessoas sob alertas; 20 estados e Washington decretam emergência.

Uma forte tempestade de inverno deixou cerca de 1 milhão de casas e estabelecimentos sem eletricidade neste domingo (25/1) nos Estados Unidos. A previsão é de que o mau tempo continue ao longo da semana, com neve, chuva congelante, acúmulo de gelo e queda acentuada nas temperaturas em várias regiões.

O Tennessee foi o estado mais afetado pelo apagão, com mais de 300 mil clientes sem energia. Texas, Mississippi e Louisiana também registraram mais de 100 mil consumidores no escuro, cada um.

A tempestade avançou do sul em direção ao Nordeste, atingindo áreas que vão do Texas até a Nova Inglaterra. Alertas de nevasca se estendem do Vale do Ohio até o Nordeste, enquanto o risco de gelo preocupa do Baixo Vale do Mississippi até o Atlântico Médio e o Sudeste do país.

Segundo meteorologistas, a extensão do sistema é ampla, cobrindo milhares de quilômetros. Na manhã de domingo, cerca de 213 milhões de pessoas estavam sob algum tipo de aviso, o que representa mais de 60% da população dos EUA.

Estado de emergência e impactos

O Serviço Nacional de Meteorologia alertou para viagens perigosas e possíveis impactos na infraestrutura por vários dias, incluindo acúmulo de gelo com consequências graves em algumas localidades. No total, 20 estados e a capital Washington decretaram estado de emergência.

Com a tempestade, supermercados registraram corrida por itens básicos, e aproximadamente 14 mil voos foram cancelados durante o fim de semana. Passageiros que sairiam do Brasil para os Estados Unidos também foram afetados.

Em Nova York, a previsão indica temperaturas abaixo de zero durante o dia e neve podendo chegar a 30 centímetros no Central Park. Autoridades pediram que a população evite deslocamentos não essenciais, diante do risco do frio extremo. No Texas, cidades como Dallas registraram temperaturas negativas, e Houston abriu centros de acolhimento para pessoas em situação de rua.

Deixe comentário