DESTAQUETOLEDO

Fofura em dose tripla

Um jovem casal haitiano está vivendo uma emoção tripla. A mãe Julme Kathiana Paulinice e o pai Wisgen Cene terão um enorme desafio pela frente. Cuidar dos trigêmeos Jefferson, Emerson e Edisson nasceram ontem (13), como o nascimento era previsto para junho, os bebês estão na incubadora.

Foi preciso uma força tarefa para montar o enxoval dos três garotinhos. O casal é atendido pela Embaixada Solidária de Toledo, entidade que é referência no atendimento aos imigrantes. No entanto, a missão foi tão intensa que outro grupo de trabalho voluntário foi acionado. As Formiguinhas Solidárias entraram em ação e o triplo enxoval foi montado para receber os três brasileirinhos de origem haitiana.

Não é a primeira vez que os dois grupos se unem para uma missão internacional. Outros casos já foram solucionados pelas equipes que atuam no terceiro setor, porém é a primeira vez que um triplo nascimento é registrado entre os estrangeiros na cidade de Toledo.

Mesmo com o enxoval uma boa quantidade de fraldas arrecadados, a família ainda precisa de ajuda com alguns móveis, além de mais fraldas para os bebês. Wisgen Cene trabalha em um frigorífico da cidade e passou os últimos dias ao lado da companheira no hospital.

O casal foi fotografado de forma voluntária pela jovem Thaynara de Oliveira dias antes da internação, uma forma carinhosa de eternizar o momento único na vida da família.

Transferência

Dois dos bebês serão levados para uma UTI Neonatal em Ivaiporã. O transporte será feito pelo helicóptero do Consamu. Os bebês estão bem, mas necessitam de cuidados especializados para ganho de peso, pois possuem menos de 2kg.
A transferência será realizada por uma equipe especializada , composta por um médico , uma enfermeira e pelo piloto. Equipes terrestre do Samu de Toledo e Samu de Ivaipora darão apoio logístico.
“Será evitado o desgaste da longa viagem em si, que chegaria a 6h, as vezes por estradas não tão confortáveis, procurando preservar a vida dos dois pequenos paranaenses num voo de 70 minutos com mais conforto e segurança”, diz o médico Rodrigo Nicácio, do Consamu.

Deixe um comentário