Esporte na terceira idade é prioridade em Toledo

 

No ano de 2016, o Programa Idoso em Movimento recebeu o Prêmio Cidades do Esporte como melhor política pública de esportes e lazer para idosos do Brasil e o Prêmio Gestão Publica do Paraná, iniciativa dos servidores da receita estadual.

Investir em esportes para idosos é prioridade em Toledo e os programas criados pelo Município têm rendido prêmio. O início dos programas se deu com a criação de um setor específico dentro da Secretaria de Esportes e Lazer, implantando assim o Programa Idoso em Movimento. A adesão e a participação ativa das lideranças dos grupos de convivência no processo e na implantação do programa contribuíram significativamente para o sucesso e proporção dessa política pública. Dessa forma, a Secretaria criou estratégias para o atendimento a 42 grupos de idosos.

Além das atividades físicas e recreativas que os idosos participam de maneira gratuita, uma vez ao mês a secretaria organiza algum evento de grande porte. “Tem meses que acontecem caminhadas e, para auxiliar solicitamos o apoio da Secretaria da Saúde que faz aferição de pressão, exames de HGT e demais orientações. Anualmente acontecem os Jogos do Idoso, é uma semana intensa de atividades envolvendo jogo de bocha, trilha, canastra, dominó bolãonzinho de mesa, truco e quatrilho. E além destas atividades, a Secretaria de Esportes e Lazer organiza festival cultural, matinês, gincanas, torneios de diversas modalidades, vôlei cambio, aulas de pilates e passeios”, diz Márcia Franciele Spies, diretora do Departamento do Idoso da Secretaria de Esportes e Lazer.

Mais projetos

No ano de 2016, iniciaram as atividades do projeto “Meu Município, Minha História”, que acontece todas as segundas- feiras. Um ônibus da secretaria é disponibilizado e os profissionais do programa Idoso em Movimento acompanham 40 idosos em pontos turísticos do município, que incluem o aquário municipal, um parque, e o acervo do museu. Os idosos também são recebidos no gabinete do prefeito no dia do passeio. “Também iniciaram as atividades do Centro de Desenvolvimento Físico e Funcional para o Atleta e para o Idoso, uma academia de musculação com foco principal na prevenção das doenças crônicas degenerativas decorrentes da idade e na manutenção da saúde através de atendimento individualizado”, relata a diretora.

As modalidades

São ministradas aulas de alongamento, fortalecimento muscular, resistência cardiorrespiratória, flexibilidade, podendo-se utilizar ou não para esses fins aparelhos de ginástica, músicas, espaços abertos ou fechados.

Divulgação dos projetos

A divulgação da modalidade é feita por meio das páginas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer nas redes sociais, também pelos grupos de WhatsApp dos praticantes da modalidade. O cadastro é feito de acordo com o interesse do idoso nas atividades. A secretaria disponibiliza um cronograma com os locais e horários das atividades e os idosos podem participar das atividades que mais gostam:
“Temos pilates, vôlei gigante, ginástica para idosos, dança e atividades recreativas”, detalha Márcia.

Superação

Não raro as equipes que coordenam os programas encontram relatos de idosos que diminuíram o uso de medicamentos, melhoraram de episódios depressivos e controlaram a pressão depois de começarem a frequentar as atividades. O fator inserção social e aumento do número de amigos também é bastante relatado

Amparo durante a pandemia

No ano de 2021, devido a pandemia da Covid -19 que paralisou as atividades em 2020, o Departamento do Idoso buscou alternativas para solucionar esse quadro, e, uma delas foi proporcionar aulas de ginástica de forma on-line, nas quais os indivíduos interessados possam utilizar-se das ferramentas disponíveis em casa para praticar as atividades com segurança e orientação adequada.
A atividade de Ginástica em Casa tem como objetivos melhorar a saúde e a qualidade de vida da população idosa do município de Toledo, diminuir o stress causado pelo isolamento social, bem como colaborar no desenvolvimento das capacidades físicas e cognitivas, proporcionando bem-estar para esses indivíduos.
“A meta é abranger todos os idosos do município como forma de manter um estilo de vida ativo, utilizando ferramentas disponíveis no período em que necessitamos evitar as atividades presenciais com os grupos de risco devido à pandemia”, ressalta a diretora.

Pós-pandemia

A expectativa é retomar as atividades o mais breve possível, a fim de superar as dificuldades causadas pelo isolamento social. No inicio do ano o Departamento do Idoso fechou duas parcerias importantes: Uma com o Clube Toledão, que disponibilizará toda sua estrutura para as atividades com idosos nas quintas-feiras pela manha e a Unipar, que também ofereceu a estrutura para atividades na sexta-feira de manhã no período pós-pandemia.

Foto: Divulgação

Related posts

Leave a Comment