CASCAVEL

Educação divulga cronograma de retorno das aulas presenciais

Segunda-feira (3) oito escolas e cinco Cmeis retomam atividades presenciais; Segurança sanitária, aprendizagem, acolhimento e monitoramento nortearão a volta

Na tarde desta sexta-feira (30), a secretária de Educação, Marcia Baldini, apresentou à imprensa o cronograma de retorno das atividades presenciais nas escolas municipais e nos Cmeis, assim como o Plano de Ações que envolve essa retomada. Segundo a secretária, quatro importantes eixos envolvem as ações de retorno seguro das aulas na Rede Municipal. “Primeiramente a questão de segurança sanitária, os processos de ensino e aprendizagem, considerando toda a questão da dificuldade que estamos prevendo que os alunos possam ter na retomada do conteúdo, o acolhimento às famílias, alunos e aos profissionais de Educação no que tange à saúde mental e o monitoramento permanente das ações de retorno, tanto nas escolas quanto nos Cmeis”, pontuou Marcia Baldini.

A secretária também explicou que, em relação a segurança sanitária, as ações serão trabalhadas em conjunto entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde (Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica) e Planejamento e Gestão (Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho). Já o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados serão feitos pela Semed e a Sesau, assim como o acompanhamento. Cada unidade escolar já foi orientada em relação aso protocolos de afastamento em casos suspeitos ou confirmados.

Com relação à decisão de cada família quanto ao sistema remoto ou híbrido, foi reforçado que as famílias seguem tendo total liberdade para decidir. No entanto, é necessário que, em casos de mudança de opinião, a família do aluno procure antecipadamente a unidade escolar, já que o momento exige planejamento em relação à organização das turmas, para que seja respeitado o distanciamento entre os alunos em sala de aula.

Marcia Baldini expôs que as ações colaboram para um retorno seguro e comemorou a aprovação recente do Projeto de Lei nº 50/2021, que prevê prioridade na vacinação aos profissionais da Educação. “Isso nos dá segurança e uma esperança maior de que tão logo estes profissionais sejam vacinados, que possam se sentir seguros em relação ao trabalho”. A secretária também informou que a testagem dos profissionais terá sequência e que o Plano de Ações é flexível quanto a avançar ou retroceder no cronograma, de acordo com os números da pandemia.

Para a próxima segunda-feira (3) está previsto o retorno presencial de oito escolas municipais e 5 Cmeis. As Escolas do Campo José de Alencar, Arthus Oscar Mombach, José Silvério e Francisco de Assis, as Escolas urbanas Hércoles Bosquirolli, Rubens Lopes e Robert Grancis Kennedy, A Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo, e os Cmeis Profª Nair Pandolfo Zaffari, Profª Vicentina Guisso, Profª Marilza Padilha, Passos Para a Vida e Prof. Miguel Liba.

No dia 19 os dois Cmeis e a Escola Municipal do Riviera iniciaram as atividades presenciais dentro das ações do Território Eficiência, assim como a Escola da Transparência, na mesma região, que iniciou na quarta-feira (28).

Confira a seguir o cronograma de retorno de todas as Escolas Municipais e Cmeis, assim como a quantidade de alunos que retorna presencialmente e o número de servidores de cada unidade escolar:

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário