Durante esse mês, o Paço Municipal está com iluminação especial para conscientizar sobre a questão da saúde do trabalhador brasileiro

200 veículos que compõe parte da frota do Município já receberam o material com o slogan da campanha
No mês de abril é  celebrado o movimento “Abril Verde”, uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná, que tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.
A prefeitura de Cascavel, por meio da Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho,  vai realizar uma série de ações durante todo o mês. Na manhã de hoje (1º), aconteceu um adesivaço em frente a Prefeitura, onde cerca de 200 veículos que compõe parte da frota do Município receberam o material com o slogan da campanha.
Além disso , o Paço Municipal recebeu iluminação especial, no tom verde para celebrar o mês da campanha. “ A nossa ideia é  alcançar o maior número possível de servidores e conscientizá-los sobre a importância da segurança do trabalho.
Serão lançados vídeos semanais sobre o uso correto dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) que irão mostrar a importância dos equipamentos na proteção dos trabalhadores das diversas secretarias do Município. Este material será divulgado nas redes sociais da Prefeitura e no portal do Servidor”, conta  Fabiane Pires Morais, coordenadora do Programa de Promoção à Saúde do Servidor.
A mobilização em torno do Abril Verde se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, além de mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho e em decorrência de acidentes.
Essa iniciativa busca trazer saúde e prevenção para dentro do local de trabalho.

Adesivaço

A Secretaria de Planejamento iniciou na manhã de hoje o adesivaço de  cerca de 200 veículos da frota do Município com a adesivos da campanha Abril Verde, de conscientização de gestores e trabalhadores quanto  a segurança no trabalho.
A ideia é adesivar todos os veículos da frota municipal. “A ação é para que seja lembrado neste mês a trabalhadores e empresários a necessidade de intensificarmos a segurança no trabalho. Por isso, todos os veículos da frota e aqueles que circulam pela cidade terão o adesivo da campanha para  espalharmos a mensagem”, disse  Vanilce Pohl, diretora do departamento de gestão de pessoas. Ela lembrou ainda que neste momento de pandemia o uso de EPIs, é essencial.  “Eles se tornaram essenciais para nossa vida, mas  não só os EPIs , mas também as máscaras. Ela é uma lembrança diária  de outros equipamentos de proteção individual e coletiva”.
O Secretário de Planejamento , Edson Zorek, acompanhou o adesivaço e destacou a importância da campanha. “Essa campanha vem ao encontro das necessidades porque queremos que não ocorra acidentes nos ambientes de trabalho. Esta é uma campanha preventiva de conscientização. O Município fornece os EPIs aos oito  mil servidores e,  é necessário que eles usem, para evitar acidentes no trabalho e doenças ocupacionais . Então o slogan da campanha é “Trabalhe com segurança porque alguém espera por você”, observa Zorek.

A história

No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”.
A data foi instituída por iniciativas de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Foto e Texto: Secom Cacavel

Relacionadas

Leave a Comment