Doenças periodontais como fatores de risco para doenças e condições crônicas serão tema de palestra hoje a noite

O encontro acontecerá na Unipar Cascavel a partir das 19h

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, vinculado à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), realiza nesta quarta-feira (12), às 19h, na Universidade Paranaense (Unipar/Cascavel),  palestra com a tema “Doenças periodontais como fatores de risco para doenças e condições crônicas”. A ideia, com a realização do evento, é auxiliar na formação dos residentes da área de concentração em Odontologia e demais profissionais do Programa interessados.

“A doença periodontal causa desconforto, reduz a habilidade mastigatória e, nos casos mais severos, causa abcessos orais e perdas dentais. Além destas ocorrências, a doença periodontal constitui fator de risco para condições sistêmicas, incluindo doença cardiovascular, baixo peso ao nascer e partos prematuros. Os fatores de risco não modificáveis (idade, gênero, raça, etnia) e fatores ambientais e comportamentais (socioeconômicos, microbiota específica, diabetes, tabagismo) estão envolvidos na prevalência e na severidade da doença periodontal”, disse Gilson Fernandes da Silva, enfermeiro e gerente da Escola de Saúde Pública Municipal.

O objetivo da Escola de Saúde Pública Municipal é, por meio da educação em serviço, qualificar os residentes e profissionais da Rede de Atenção à Saúde para o desempenho de suas atividades no Sistema Único de Saúde (SUS), dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF), melhorando assistência prestada aos usuários.

A Palestra será ministrada pela professora doutora, Patrícia Oehlmeyer Nassar (Mestre e Doutora em Odontologia (UNESP), docente do Curso de Graduação em Odontologia.

(Secom Cascavel)

Relacionadas

Leave a Comment