Curitiba é finalista em concurso da Agência Nacional de Águas

Projeto da Prefeitura de Curitiba é finalista do Prêmio ANA 2020, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, e concorre entre os melhores na categoria governo, na mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil. Os vencedores serão anunciados pela ANA até o mês de março.

Inscrito pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e com execução pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), o projeto “Transformação do Saneamento de Curitiba através do Plano de Despoluição Hídrica e Monitoramento da Qualidade dos Rios: Um Legado para as Futuras Gerações” será apresentado nesta quinta-feira (25/2), às 10h30, no canal da ANA no YouTube. A apresentação será feita pela engenheira Marlise Teresa Jorge, responsável pelo projeto no Ippuc.

“É um projeto inovador no País. Com o suporte do geoprocessamento, Curitiba é pioneira em cadastrar, monitorar o destino de efluentes e controlar a qualidade da água nos rios”, afirma o presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur.

A premiação teve inscrição recorde de 695 projetos de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal e 24 foram selecionados à etapa final, divididos em oito categorias.

A Comissão Julgadora do Prêmio ANA, presidida pelo diretor da Agência, Oscar Cordeiro Netto, definiu os três finalistas de cada categoria, com base nos critérios de efetividade, inovação, impactos social e ambiental, potencial de difusão, sustentabilidade e adesão social.

Na categoria Governo, o projeto de Curitiba foi escolhido entre 120 projetos nacionais e foi classificado à final com outros dois concorrentes, o projeto do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Implementação de Tecnologias Sociais e Educação Ambiental em Comunidades do Alto Pantanal Mato-Grossense; e o Programa Nascentes, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo.

Completam a premiação as categorias: Educação; Comunicação; Empresas de médio e de grande porte; Empresas de micro ou de pequeno porte; Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh); Organizações Civis; Pesquisa e inovação tecnológica.

Curitiba e os demais finalistas estão autorizados pela Agência a utilizar em seus materiais de divulgação o “Selo Prêmio ANA: Finalista”, podendo passar o “Selo Prêmio ANA: Vencedor”, conforme o resultado do concurso.

Efetividade

Em Curitiba, o projeto conta como uma das ferramentas de monitoramento o GIS Caturb (Cadastro Técnico Urbano), software desenvolvido pelo Ippuc, que fornece um mapa atualizado das condições dos recursos hídricos e da floresta ribeirinha, de áreas com degradação ambiental, o avanço do uso e ocupação do solo e mudanças na cobertura florestal.

“O cuidado com os rios, a recomposição ambiental com a implantação de parques lineares e ações de prevenção às mudanças climáticas são prioridades do prefeito Rafael Greca. É um trabalho integrado com a comunidade com grande impacto social, ambiental e com vistas à qualidade de vida”, completou o presidente do Ippuc.

O programa permite o acompanhamento da situação de esgotamento sanitário do município. É possível emitir alerta e bloqueio na Guia Amarela (documento com a identidade territorial dos lotes no município) em caso de ligações irregulares de esgoto. Caso a ligação de esgoto seja irregular as restrições constarão na documentação do imóvel e serão retiradas com a regularização.

A premiação

O Prêmio ANA 2020 é uma edição histórica pelos 20 anos da Agência. Criada há 14 anos, a premiação é para reconhecer trabalhos que contribuem para a segurança hídrica, gestão e uso sustentável das águas para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

O anúncio dos finalistas foi feito em 2 de dezembro do ano passado, em cerimônia forma virtual, transmitida por redes sociais.

Ao longo de sua história, a premiação já contabilizou 2.952 trabalhos inscritos, tendo premiado 40 projetos, de todas as regiões do Brasil, que se destacaram pela contribuição ao desenvolvimento do País.

(Assessoria Prefeitura de Curitiba)

Related posts

Leave a Comment