DESTAQUETOLEDO

Covid-19: Secretaria de Saúde promove ações para ampliar o atendimento no PAM

O aumento de casos de Covid-19 em Toledo resulta em maior procura por atendimento e internamentos no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital). Diante da situação, a Secretaria de Saúde não tem medido esforços para oferecer melhores condições para os pacientes que procuram a unidade referência para os sintomáticos gripais e também para os servidores municipais que trabalham no local.

Uma das primeiras medidas foi a ampliação na oferta de leitos no PAM. Com o realojamento provisório da Central de Especialidades na unidade básica de saúde da Vila Paulista, os consultórios, salas de medicação e exames e demais espaços estão sendo utilizados para as consultas ambulatoriais e coleta de exames. Com isso, as salas que antes abrigavam estes procedimentos foram transformadas em enfermarias. Também está sendo concluída uma nova ala.

O PAM também recebeu dois novos respiradores por empréstimo. Um cedido pela Prefeitura de Dois Vizinhos e um pelo Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) de Cascavel. “Estamos ampliando a capacidade e fazendo todo o esforço possível para que as pessoas não fiquem desassistidas. Vivemos o pior cenário desde o início da pandemia”, frisou a secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski.

Para atender a estas demandas, nesta quarta-feira (09) as equipes do PAM ganharam reforços de profissionais remanejados de outras unidades. “Tínhamos uma unidade para pacientes com sintomas gripais instalada no Jardim Panorama, com uma procura pequena relativamente baixa para atendimentos, e optamos em reforçar o quadro de profissionais no PAM com estes servidores. Além disso, encaminhamos os servidores da unidade básica de saúde do Alto Panorama também”, comentou a diretora de Atenção Primária, Sirlene Dela Torre.

Situação na Macrorregião Oeste

“Estamos vivenciando, possivelmente, o momento mais delicado desde o início da pandemia”. Esta foi a afirmação da secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski, na manhã desta quarta-feira (09). No momento, o PAM possuía 19 pacientes intubados aguardando por leitos de unidade de terapia intensiva. A fila por este tipo de internamento era de 43 e cresce a cada dia. “São muitos pacientes internados e estamos fazendo todos os esforços possíveis para ampliar os atendimentos e dar todas as condições de suporte à vida, porém a demanda é crescente e urgente”, comentou Gabriela. Conforme dados disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Toledo, no início da tarde desta quarta-feira (09), a Macrorregião Oeste (Regionais de Saúde de Foz do Iguaçu, Cascavel, Pato Branco, Toledo e Francisco Beltrão) tinha os 343 leitos de UTI Covid ocupados e 168 pacientes aguardando por um leito.

Foto e Texto: Secom Toledo

Deixe um comentário