CASCAVEL

Cascavel define cronograma com a chegada de vacinas da Pifzer

Novo lote deve chegar em Cascavel na segunda-feira (31). Confira os locais de vacinação

O Programa Municipal de Imunização (PMI) avança a campanha de vacinação contra a Covid-19 para o grupo de comorbidades em Cascavel.

Nesta semana os vacinadores aplicaram quase 10 mil doses, entre primeira e segunda.

Na próxima semana Cascavel receberá 1.170 doses da vacina produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech. E com isso imuniza o grupo comorbidades acima de 18 anos e pessoas com deficiência permanente acima de 55 anos, nas seguintes unidades:

– Cancelli

– Aclimação

– São Cristóvão

-Santa Felicidade

– Parque São Paulo

– Los Angeles

As UBSs abrem às 8 horas da manhã e a vacinação contra a Covid encerra às 12 horas.

O cronograma de primeira dose será mantido enquanto houver disponibilidade de doses de Pfizer, não serão aplicadas outras marcas nos dias 1 e 2 de junho nas unidades de saúde.

“É uma vacina mais complexa, com especificidades técnicas que requisitam mais cuidados na aplicação, por isso não vamos colocar outros fabricantes nesses dias”, reforça o gerente de Atenção Primária, Ali Haidar.

CRITÉRIOS

Para receber a primeira dose da vacina anticovid a pessoa com deficiência deve ter mais de 55 anos e precisa apresentar um dos seguintes documentos:

– Cartão Vale Sim na cor amarela que identifica passageiro com deficiência

– Identidade emitida a partir de 2018 com a indicação “Pessoa com Deficiência”.

– Declaração médica, modelo no portal do CRM-PR, emitida pelo médico que acompanha o paciente com a indicação da Deficiência Permanente.

– Pessoa com Deficiência acamada: familiar ou responsável deve fazer contato com a UBS de referência para solicitar a vacina em casa.

– Comprovante de residência com endereço de Cascavel.


Critérios para vacinação de pessoas com comorbidades

Podem se vacinar pacientes com 18 anos ou mais que têm pelo menos uma das 22 doenças da lista de comorbidades.  As pessoas devem apresentar o laudo médico. As orientações para a declaração estão disponíveis no portal do CRM-PR.

No ato da vacina, todas as pessoas obrigatoriamente, independente do grupo, devem ter em mãos documento com foto, cartão nacional de saúde ou CPF, e ainda o comprovante de residência.

A segunda dose para idosos continua sendo aplicada no Centro de Eventos, em sistema Drive-thru.

Idosos que ainda não tomaram a primeira dose podem receber o imunizante nesta segunda-feira (31) Centro de Eventos. Lembrando que os casos remanescentes para quem tem 60 anos ou mais, sempre nas segundas-feiras, entre 8 e 17 horas.

Nas UBSs continua, a partir de terça (1/6) aplicação de doses para deficientes com BPC das 8h às 12h.

Foto: Ari Dias

(Secom Cascavel)

Deixe um comentário