CASCAVEL

Cascavel apresenta ao Timor Leste suas boas práticas em compras públicas

A apresentação acontecerá dia 11 de junho em uma conferência online com participação de vários países
Cascavel participa nesta sexta-feira (11) de uma conferência online, para apresentar  as Boas Práticas em compras públicas ao Timor-Leste. A conferência terá como base a cidade de Díli, no Timor-Leste (País localizado no Sudeste Asiático, a noroeste da Austrália, no arquipélago das Ilhas de Sonda na ponta oriental do arquipélago indonésio). Criada em 2017, no primeiro ano da gestão do prefeito Leonaldo Paranhos, a ação tem como objetivo aumentar a transparência dos processos licitatórios envolvendo compras públicas.

“A primeira ação do prefeito Paranhos foi editar um decreto com os princípios desta administração como o combate à corrupção, ao desperdício, e também na transparência e, com base nesta primícia, a primeira ação que fizemos foi transmitir as licitações ao vivo, porque  tínhamos questionamentos sobre os processos licitatórios. Ao fazer a transmissão fizemos através das redes sociais e, hoje, Cascavel é exemplo para o Paraná e outros Estados”, disse o secretário  de Planejamento e Gestão, Edson Zorek.

A partir de 2017, os pequenos empresários passaram a ter uma fatia deste segmento. “Passamos de seis empresas em um processo licitatório para mais de 15 e, com mais empresas participando, tivemos maior competitividade e, por consequência, passamos a ter maior economia. Como resultado o Município obteve uma economia de R$ 100 milhões a cada ano. Assim, foi possível fazer mais investimentos em políticas públicas . Estes recursos economizados, ficaram no Município, geraram empregos e renda  e assim Cascavel segue no ranking das cidades que mais geram empregos no Brasil.

O PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) do Timor-Leste tem um projeto sobre descentralização e governança local, com o Ministério da Administração Estatal . Interessados em buscar experiências de aprendizagem sobre “One Stop Shops” (OSS), foi feito o convite para o Município de Cascavel apresentar  o Programa de  Boas Práticas em Compras Públicas.

Para a apresentação, será realizada  uma conferência online, no dia 11 de junho, em Dilli, no Timor Leste, que mostrará essas experiências. O evento terá duas horas de duração e incluirá um segmento de alto nível com a participação de ministros, chefe do Centro de Serviço Civil de Astana,  embaixadores e possivelmente Brasil, seguido de uma segunda parte de apresentações de países, Cascavel recebeu convite da  CNM (Confederação Nacional de Municípios)para representar com sua Boa Pratica o Brasil no evento.

Foto e Texto: Secom Cascavel

Deixe um comentário