Câmara aprova título de honra ao mérito ao padre Santo Pelizzer

Foi aprovado por unanimidade na Câmara de Cascavel a outorga do Título de Honra ao Mérito ao Padre Santo Pelizzer, proposto pelo vereador Cidão da Telepar (PSB) através do Projeto de Decreto Legislativo nº 2 de 2021.

Conforme justifica o vereador, a homenagem reconhece os relevantes serviços prestados frente à comunidade católica de Cascavel em mais de 60 anos de sacerdócio em Cascavel. O padre atualmente é Diretor Espiritual no Seminário Arquidiocesano São José de Cascavel – PR.

Santo Pelizzer nasceu em 28 de abril de 1929, no Rio Grande do Sul, em uma família de agricultores que tirava o sustento dos 11 filhos da cultura da uva. Em 1941, Santo decidiu tomar outro rumo, ouviu o chamado e Deus e decidiu ser padre. Foram 15 anos de estudos e diversos momentos difíceis na caminhada. Um deles foi ter que lidar com a morte do pai no meio da sua formação.

Em 6 de abril de 1957 foi a sua ordenação. Ficou no Rio Grande do Sul por um ano, quando veio para Cascavel e atuou aqui e em Toledo. Ajudou na construção de várias paróquias, disseminando a fé católica em todo oeste paranaense. Uma das grandes obras que participou foi a construção da Catedral Nossa Senhora Aparecida. O arcebispo Dom Lucio Baumgartner reconheceu a importância do trabalho do Padre Santo para a região. Reconhecimento que veio com a reforma do Centro de Formação Arquidiocesano, conhecido como CAF, o qual recebeu o nome “Centro de Formação Padre Santo Pelizzer’.

Padre Santo, como é conhecido, é dos grandes responsáveis pela evangelização, estrutura, construção de paróquias e manutenção do seminário e continua empenhado do exercício de seu ministério apesar de ter mais de 90 anos de idade.

Foro: Divulgação
Assessoria de Imprensa/CMC

Relacionadas

Leave a Comment