Bira, do atletismo, é personagem do novo episódio de podcast da Paraná Esporte

Programa que valoriza atletas e treinadores, narrando trajetórias inspiradoras, foca neste 12º episódio em Ubiratan Martins Junior, presidente da Federação de Atletismo do Paraná. Ele fala de momentos marcantes da carreira como atleta e dirigente da FAP.

O presidente da Federação de Atletismo do Paraná (FAP), Ubiratan Martins Junior, o Bira, é o personagem do 12º episódio do programa de podcast da Superintendência Geral do Esporte. No novo episódio, já disponibilizado na página da Paraná Esporte, Bira fala de sua trajetória como atleta e como dirigente da FAP e relembra momentos marcantes, como as competições nas pistas da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) e da atuação na Olimpíada Rio 2016, quando deu o tiro de largada na prova disputada pelo lendário medalhista olímpico mundial Usain Bolt.

O podcast da Superintendência do Esporte é um programa que aborda competições mais importantes, fala de ações esportivas que mudam as vidas das pessoas e principalmente encontra atletas, técnicos e profissionais da área cujas carreiras são inspiradoras. Eventos e capacitação de treinadores e o trabalho de associações esportivas também são debatidos.

“É uma maneira de contarmos histórias de pessoas e projetos interessantes por meio deste canal de comunicação. Assim aproximamos cada vez mais o público dos nossos esportistas”, diz o superintendente do Esporte do Paraná, Helio Wirbiski. Ele lembra que o podcast permite a continuidade do trabalho e das ações mesmo durante a pandemia.

O projeto foi lançado em 2020 e todos os episódios da primeira e segunda temporadas podem ser ouvidos AQUI. Os episódios mais recentes são de 2021. Uma das personagens foi a jogadora de handebol Thaís Fermo, que atualmente defende a equipe Cascavel FAG e já foi bolsista do programa Geração Olímpica, do Governo do Estado.

Também já participou a jogadora de futsal e enfermeira Francieli Tonial, pivô da Unidep Futsal Pato Branco. Outra personagem foi a atleta de paracanoagem Mari Santilli, que disputou os Jogos Paralímpicos Rio 2016 e está em busca de vaga para Tóquio. Igor Tofalini, campeão mundial de paracanoagem foi o personagem do podcast de abril. Ele também disputou a Paralimpíada Rio 2016 e está em busca de vagas para Tóquio. Igor fala um pouco de sua transição esportiva após um acidente disputando um rodeio.

No ano passado, primeira temporada do programa, foram seis episódios. Participaram Ágatha Bednarzuk, atleta olímpica do vôlei de praia; Zé da Cufa – presidente da Central Única das Favelas; Clodoaldo Zafatoski, atleta de esgrima, e Marcelo Nunes Monteiro, diretor de Esporte da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná.

Também foram personagens Renata Pozzi, coordenadora do projeto Maestro da Bola – ações esportivas no contraturno escolar e equipe de futebol 5, para cegos; Rolando Ferreira, ex-jogador de basquete da Seleção Brasileira e primeiro brasileiro a jogar na NBA; e Leandro Vargas, coordenador pedagógico do curso de especialização em Gestão Pública do Esporte da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

(aenpr)

Relacionadas

Leave a Comment