A Bíblia é confiável?

Diego Krüger é jornalista em Cascavel

Olha só que interessante essa mensagem, que retiramos de um devocional diário. São palavras que nos levam a pensar…

As Escrituras são a inspirada Palavra de Deus que documenta a história de Deus, Seu povo e Sua busca sem fim para estar perto de quem Ele ama: você. Mesmo que você não tenha todas as perguntas da Bíblia respondidas, Deus usa nossa busca por essas perguntas para nos levar de volta a Ele.

Então, como você passa de um conhecimento básico da Bíblia para realmente internalizá-la e crer nela? O que acontece se você tiver dúvidas?

Às vezes, pode parecer que você precisa ter a resposta para todas as discussões e responder a todas as dúvidas, mas esse não é o caso. Se você não tem certeza sobre as Escrituras, não está sozinho, e lutar contra essas dúvidas pode realmente atraí-lo para mais perto de Deus. Veja como isso aconteceu com Davi – um sujeito que se formou em estudos bíblicos e questionou sua fé.

Deus pode usar nossas dúvidas para nos levar a uma fé mais profunda. Vemos isso em Gênesis quando um homem chamado Jacó lutou fisicamente com Deus. E Deus não estava zangado com ele; Ele o abençoou. Aqui está o ponto: Deus nem sempre responde a tudo o que queremos saber, mas Ele responde tudo o que precisamos saber.

Você terá perguntas? Algumas coisas sobre Deus ou Sua Palavra parecerão estranhas ou confusas? Provavelmente. Mas tudo bem ter essas perguntas. Leve-as para Deus e para os outros, porque Ele o encontrará em suas perguntas e o levará de volta a Ele.

E você não precisa acreditar na Bíblia baseado apenas na fé cega. A fé é absolutamente crer sem ver, mas confiar na Bíblia é uma mistura de verdade e fé – exatamente como Davi falou.

Portanto, há fé envolvida. Mas também há respostas acadêmicas bem pesquisadas para perguntas sobre a Bíblia. Então, siga os dois. Edifique sua fé através da pesquisa e edifique sua fé através da oração. Essa combinação do espiritual e do prático é a chave para desbloquear uma fé que resiste à prova do tempo.

Há um belo lembrete disso em Filipenses: … Continuem trabalhando com respeito e temor a Deus para completar a salvação de vocês. Pois Deus está sempre agindo em vocês para que obedeçam à vontade dele, tanto no pensamento como nas ações. Filipenses 2:12-13.

Somos salvos somente pela graça de Deus, mas continuamos a crescer em nossa fé, tomando medidas para conhecer a Deus e nos tornar mais parecidos com Ele. Fazer perguntas nos ajuda a continuar a desenvolver nossa fé, construindo nosso fundamento para que possamos crescer em nosso conhecimento e entendimento de quem Deus é.

Assim como a história de Davi nos lembra, a Bíblia é confiável. Ela nos apresenta o caráter de Deus, e a leitura nos dá a mente de Cristo e nos ajuda a entendê-lo mais.

Agora, imagine nunca ser capaz de ouvi-lo. Esse é o caso de milhões de pessoas em todo o mundo. Há pessoas esperando a verdade das Escrituras em seu idioma. E quando as pessoas ouvem a Palavra de Deus com palavras que entendem, elas percebem que Deus está alcançando-as e isso passa de algo que elas sabem para algo em que acreditam.

Isso por si só reforça nossa fé de que a Bíblia é viva e ativa, e é importante passarmos de apenas ler para realmente viver no mundo de uma maneira tangível.

Ore: Deus, obrigado por me encontrar em minhas dúvidas. Eu estou realmente lutando com determinação, e preciso do Seu poder para me ajudar a superar minha incredulidade. Faça meus pensamentos se alinharem mais com os Seus e me dê uma empolgação sobrenatural para não apenas ler Sua Palavra, mas compartilhá-la com outras pessoas.

Relacionadas

Leave a Comment