Tudo, sempre, no seu tempo certo!

“Porventura, lavra todo dia o lavrador, para semear? Ou todo dia sulca a sua terra e a gradeia?” (Isaías 28:24)

Da Redação – Boas Notícias

A resposta para a pergunta do conhecido profeta Isaías, aquele que no Velho Testamento da Bíblia deu ênfase a vinda do Messias, de Jesus, hoje, é: Não! O lavrador também separa tempo para ir ao Show Rural Coopavel para “ouvir” e “aprender”! E nesta edição do Show Rural Coopavel, a 31ª da sua história de sucesso, que acontece de 4 a 8 de fevereiro, tem uma novidade que já faz parte do dia a dia de todo agricultor: o Show Rural Digital, que é um espaço de inovação extrema na maior feira do agronegócio brasileiro.

Em um terreno de cerca de 2.800 metros quadrados, no coração do Show Rural Coopavel, o Show Rural Digital conta com stands, área de hackathon, vila de startups, dois lounges e uma carreta de negócios para que as pessoas e empresas mais inovadoras do agronegócio troquem experiências, networking e fechem negócios, com o objetivo de criar novas ideias para a agropecuária do amanhã. E a organização da feira complementa: “Na arena do Show Rural Digital, a agricultura se fundirá ao digital para agregar aos mais de 250 mil visitantes do evento um local único de inovação e tecnologia”.

Parar, ouvir e aprender

O Show Rural Coopavel sempre se notabiliza por oferecer oportunidade ao conhecimento. Produtores rurais e pesquisadores do Brasil e de vários outros países, têm a oportunidade de ouvir e ver as muitas experiências inovadoras que trazem novos horizontes a relação mais antiga da humanidade que é, exatamente, a relação entre o ser humano e a terra, de onde tudo provém.

E, nesta antiga relação, podemos recorrer e conferir que a Bíblia oferece instruções sobre essa relação, fazendo um alerta através do profeta Isaías, no capítulo 28, versos 23 a 29, em “uma parábola da lavoura”. O texto inicia: “​Inclinai os ouvidos e ouvi a minha voz; atendei bem e ouvi o a minha mensagem”, chamando a atenção para necessidade de se parar com a rotina diária e abrir espaço para ouvir quem pode ensinar.

Tempo e maneira certa

Isaías pergunta: “​Porventura, lavra todo dia o lavrador, para semear? Ou todo dia sulca a sua terra e a gradeia? ​Porventura, quando já tem nivelado a sua terra, não lhe espalha o endro, não semeia o cominho, não lança nela o trigo em leiras, ou cevada, no devido lugar, ou a espelta (trigo selvagem), na margem?”. Assim como na lida com a terra há sempre a maneira mais apropriada para executar cada etapa do cultivo, respeitando a natureza e necessidade de cada cereal, também na vida diária, homens e mulheres devem buscar aprender a escolher o melhor caminho para seguir na vida. E o profeta não deixa a equação sem uma resposta: “​Pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina”.

E, depois de plantar corretamente, no tempo e da maneira certa, a colheita também precisa ser realizada de forma correta para que o grão mantenha sua qualidade, ensinamento enfatizado na Bíblia, através do profeta, e também no Show Rural Coopavel, através das muitas inovações: “Porque o endro não se trilha com instrumento de trilhar, nem sobre o cominho se passa roda de carro; mas com vara se sacode o endro, e o cominho, com pau. ​Acaso, é esmiuçado o cereal? Não; o lavrador nem sempre o está debulhando, nem sempre está fazendo passar por cima dele a roda do seu carro e os seus cavalos”.

O Show Rural Coopavel 2019 teve início no dia 4, segunda-feira. Porém, como sempre acontece, no domingo, autoridades, diretores da cooperativa, trabalhadores do evento, expositores, agricultores e a população em geral estavam reunidos buscando a benção de Deus para que o evento alcançasse êxito mais uma vez. E em todas as suas entrevistas, tanto do presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, como Rogério Rizzardi, coordenador geral do Show Rural Coopavel, fazem questão de “agradecer a Deus” porque, como escreve Isaías, “também isso procede do Senhor Todo-Poderoso; Ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria”.

Parabéns Coopavel! Parabéns Cascavel!

 

 

 

Related posts

Leave a Comment