Pulmão de Cascavel: Zoo tem mais de 17 hectares destinados à biodiversidade e à conscientização ambiental

O Parque Municipal Danilo Galafassi recebe, em média, 25 mil cascavelenses por mês. Anualmente, o espaço recebe ainda 220 visitas escolares, em que as crianças têm a oportunidade de aprender mais sobre preservação
Foto: SECOM

Embora Cascavel seja um canteiro em obras, com novas construções impulsionando o desenvolvimento da cidade, há também o cuidado e o respeito com a natureza. Uma demonstração disso é o Parque Municipal Danilo Galafassi, o nosso popular Zoológico, que tem 17,91 hectares de uma área verde e em plena conservação. O contraste com os grandes prédios e a faixa verde preservada no meio da cidade, é a prova que é ali que o pulmão da nossa cidade respira.

A biodiversidade do local é o que atrai uma média de 25 mil visitantes por mês ao espaço rodeado de verde. A dona de casa Sandra Krauss é uma dessas pessoas. “Gosto de andar em meio à mata. É um lugar gostoso de trazer a família, de se conectar com o meio ambiente, afirma.

Conforme o gerente do Zoológico, o médico veterinário Rodrigo Neca Ribeiro, a área, além de fornecer um contato com a natureza, também é uma importante forma de preservação e manutenção da fauna e da flora. “Os Zoos funcionam como uma ferramenta para estudos de biologia reprodutiva e para a reprodução desses animais em cativeiros e que estão sob ameaças constantes de extinções. Nenhum animal é retirado do seu hábitat natural para ser colocado nos recintos. Todos os animais que estão aqui chegaram por algum motivo, como lesões, fraturas, criação ilegal de animais silvestres”, explica Rodrigo.

Em relação à flora, o espaço conta com inúmeras espécies, entre elas o quase extinto Pau Brasil, a Araucária; símbolo do Paraná, entre outras. Além dos animais em cativeiro, há ainda os que têm que vivem soltos no hábitat das matas, como cachorro do mato, gato do mato, tatu, irara e mão pelada.

Dentro do contexto de educação ambiental, o gerente do Zoo, reforça que o parque é um recurso fundamental para conscientizar os pequenos cascavelenses. “A gente depende dessa conscientização para preservação. Se eles aprenderem desde cedo a importância dos animais, de preservar a fauna, de respeitar, de não desmatar e de não jogar lixo, tudo isso vai dar uma qualidade de vida para as futuras gerações”, pontua. Vale destacar que anualmente o Parque recebe 220 visitas escolares.

Zoo

O Zoológico de Cascavel foi fundado em 12 de dezembro de 1978, no centro da cidade. No local há 350 animais de 72 espécies diferentes entre répteis e mamíferos, 70 recintos para visitação e mais 40 no setor extra para onde são levados os animais doentes ou em idade avançada, que não é aberto à visitação. O Zoológico de Cascavel funciona de terça a domingo das 8h às 17h. Às segundas-feiras, o local é fechado para manutenção dos recintos e limpeza em geral.

Related posts

Leave a Comment