Pressão arterial

A pressão exercida pelo sangue dentro dos vasos sanguíneos, com a força proveniente dos batimentos cardíacos. A pressão arterial normal num adulto alcança um valor máximo de 140 mmHg (milímetros de mercúrio) e mínimo de 90 mmHg.

CAUSAS

As causas que provocam alteração na pressão  são muitas e variadas. Na maioria dos casos, a causa é desconhecida ou não está bem definida. Entre as causas conhecidas estão as doenças dos rins, das glândulas (endócrinas), do sistema nervoso, o abuso de certos medicamentos, hereditariedade e a gravidez.

SINTOMAS

Grande maioria da população sofre de hipertensão, conhecida como pressão alta, e é sobre ela que vamos falar. Na primeira fase a hipertensão arterial não apresenta sintomas, mas, à medida que os anos vão passando, eles começam a aparecer. Os mais comuns são: dor de cabeça, falta de ar, enjôos, visão turva que pode estar acompanhada de zumbidos, debilidade, sangramento pelo nariz, palpitações e até desmaios.

 

Alimentação como forma de prevenção!!!

Devido à correria e o estresse do dia a dia, não temos tempo para avaliar no que está baseada nossa alimentação. Acabamos comendo o que é mais prático e não o que é mais saudável. Iremos nos dar conta de que podemos estar com algum problema quando sentimos algum desconforto ou mal estar e daí a hipertensão já está instalada.

 

Algumas dicas importantes para reduzir a pressão arterial:

  • Perder peso – O sobrepeso dificulta o esforço do coração para conseguir bombear o sangue;
  • Reduzir o consumo de sal – O excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, aumentando a pressão arterial;
  • Praticar exercícios físicos – Atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar;
  • Comer alimentos ricos em:

Potássio – Uma dieta rica em potássio é uma parte importante do controle da hipertensão arterial, porque diminui os efeitos negativos do sódio sobre o corpo. Alimentos ricos em potássio incluem água de coco, melão, abacate e banana;

Fibras – Alimentos ricos em fibras, como legumes, frutas e sementes, são a base de qualquer dieta saudável, especialmente quando o objetivo é baixar a pressão arterial.

– Alimentos ricos em Ômega-3 – Consumir alimentos ricos em ômega-3, como carne, salmão e linhaça reduzem a inflamação, ajudando a prevenir e controlar a hipertensão arterial.

  • Evitar bebidas alcoólicas: O álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle.
  • Substituir o sal por temperos naturais no preparo das refeições, como o alho, cebola, orégano, alecrim, salsa e cebolinha.

Deixe uma resposta