CASCAVELDESTAQUE

Presos da PEC e PIC participam do projeto “Sensibilizando pela Palavra”

Objetivo é estimular valores como amor, respeito, paz, perdão e caridade

Cerca de 60 presos da PEC – Penitenciária Estadual de Cascavel e 200 da PIC – Penitenciária Industrial de Cascavel, participaram, ao longo dessa semana, do projeto “Sensibilizando pela Palavra”.

Os trabalhos foram desenvolvidos pelos professores e servidores do Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos) Wilson Antônio Neduziak, que atuam com aulas nas unidades prisionais.

A iniciativa se deve ao fato da ‘Semana Santa’, momento de reflexão – um dos objetivos do projeto.

Além disso, os professores estimularam, nos educandos privados de liberdade, valores como: amor, respeito, paz, perdão e caridade.

“É uma oportunidade de conversarmos sobre assuntos delicados, como a fé, esperança, perdão, ou seja, sensibilizar o homem privado de liberdade, tentando fazê-lo compreender que há esperança de uma vida melhor fora das grades”, destaca a professora das disciplinas de Português e Inglês, Maria de Lurdes.

Para atingir os objetivos da proposta, os professores trabalharam com os educandos, obras do poeta Bráulio Bessa e assistiram ao filme “Ressurreição” – direção de Kevin Reynolds.

Uma conversa foi realizada com os presos, oportunizando a reflexão das atitudes deles, as consequências dos atos e a mudança de vida.

“Um momento importante no qual utilizamos da arte, para trabalhar princípios, valores e a cultura da paz, que nem sempre tem espaço na rotina de uma sala de aula”, afirma a professora de artes, Ana Paula.

Depois da discussão, os alunos privados de liberdade, produziram um cartaz com as reflexões realizadas.

“Ações como esta, são de grande importância, no que se refere ao tratamento penal. É preciso lembrar que um dia, esses presos, irão retornar à sociedade e projetos como esse, podem ajudar na vida deles, fora das grades”, finaliza o diretor regional do Depen, Thiago Correia.

(Assessoria)

Deixe um comentário