OPINIÃO

Nossas Relações Familiares

O nosso lar, nossa família será sempre um laboratório das mais diversas experiências, que experimentaremos neste curto espaço de convivência que passaremos juntos.

A família é uma escola na qual o conteúdo curricular, efetivamente recebido no decorrer dos anos tem a sua singularidade neste ambiente em particular, mesmo que pareça que a família do outro é igual a sua “mas não é”! Este educandário com suas particularidades e excelentes qualidades nos faz ajustar as mais variadas oportunidades que nos proporcionará oportunidades de crescimento físico, intelectual e espiritual, há falta de qualquer destes ingredientes refletirão em elementos básicos, como aprender a amar.

Nossos vínculos familiares a convivência saudável, sempre pontuarão a presença destes  elementos, amor e respeito mútuos nos nossos relacionamentos familiares tão peculiares. É por esta razão, penso eu que habitualmente não se tem a família que se gostaria de ter, mas aquela que estamos inseridos neste universo tão imenso, família esta que quando olhamos ao nosso redor, enxergamos a sua valiosidade em todas as nossas conquistas.

Deus em sua imensa bondade e soberania nos permite entender que o nosso ambiente familiar, “nossa casa é resultado da semeadura que fizemos neste longo porem curto espaço de nossa vivencia”. Não existe modelo de família perfeita, o primeiro casal relatado nas Escrituras Sagradas, o irmão matou o irmão, como dizia meu pai: “ a Eva enganou o Adão, coitadinho”. O que eu quero reafirmar é não desdenhe a família que você tem, não abandone. Quando enfrentamos os desafios familiares são oportunidades que o próprio Deus nos da para ajustarmos nós mesmos, valorizando o amor paternal.

Tenhamos a certeza de que nosso ambiente familiar, nosso lar é uma gema preciosa, que nos é concedida para nos lapidar, pois quem nunca disse “ se fosse comigo”; mas que o nossos convívios diários sejam marcados e norteados no amor, respeito, altruísmo e resignação.

Creio que esta pandemia veio nos mostrar, que o nosso lar é na realidade, a primeira escola da vida e família é o mecanismo superior para a valorização da harmonia em meio ao caos existencial.

Então agradeça sempre a Deus por esta oportunidade a nós concedido e que chamamos de família.

Milton Fontoura Alves é pastor da Igreja do Avivamento Bíblico em Cascavel e presidente do Molivi

Deixe um comentário