CASCAVELDESTAQUE

Instituto Teológico Quadrangular completa 30 anos em Cascavel; conheça a história

Lema: “Procura apresentar-te a Deus aprovado como obreiro, que não tem do que se envergonhar, e que maneja bem a palavra da verdade” (II Tim. 2:15)

Alunos durante solenidade formatura

A Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ), fundada em 1962 pelo Pr. Lauro de Castro na cidade de Cascavel, mais precisamente em uma tenda na Avenida Brasil para realização dos cultos, não parou de crescer desde então, passando por sua história os pastores Amilton de Souza, José de Souza e posteriormente o Reverendo Darcy Miranda Gonçalves (in memorian), e sua esposa Pra. Ione de Freitas Gonçalves, que pastorearam a 1ª IEQ por cerca de 20 anos, abrindo novas igrejas por Cascavel e região, levantando muitos pastores e missionários para a obra do reino.

Após o Rev. Darcy Gonçalves, o Pr. Antônio Pinheiro e família assumiram o pastoreio da 1ª IEQ por alguns anos e, desde 1996, o Rev. Neivo Damazzini e família assumiram o pastoreio da 1ª IEQ e a superintendência da região, onde há 23 anos tem se dedicado com integridade, compromisso, fidelidade, amor e temor à obra do Senhor em Cascavel e no Paraná.

Mayra Cristina, diretora

O Instituto Teológico Quadrangular (ITQ), que é um órgão da Igreja do Evangelho Quadrangular, tem como objetivo a formação de obreiros e líderes para atuar na igreja local ou na implantação de novas igrejas. O ITQ foi fundado em Cascavel/PR no dia 24 de julho de 1989, pelos Reverendos Darcy Miranda Gonçalves e Ione de Freitas Gonçalves.

Em dezembro de 1990 se formou a primeira turma do Instituto Bíblico Quadrangular (IBQ), assim chamado na época, e desta turma muitos tiveram chamado para o ministério, como por exemplo: Pr. Celso Dal Molin (2ª IEQ), Pr. Wilson Bergamini (IEQ/Palotina), Pra. Elizabeth Steimbach (17ª IEQ), Pra. Sueli Toporoski (16ª IEQ) Elizabeth e Ronni Birck (obreiros da 1ª IEQ) e muitos outros. Extensões do ITQ foram fundadas pelo presidente do ITQ Rev. Darcy Gonçalves e pela Pra. Ione Gonçalves nas cidades de Foz do Iguaçu/PR e Toledo/PR, onde muitos pastores e líderes foram e ainda são formados para atuar no ministério em todo o país.

Inauguração em 1989

Em 1994, a Pra. Ione de Freitas Gonçalves passou a direção do ITQ para o Pr. Wilson Bergamini que permaneceu até 1996. E em 1997 o Pr. Marcos de Paula assumiu a direção do ITQ, permanecendo até o encerramento do ano letivo de 1998.  No ano seguinte, a Pra. Rosiê Carneiro assumiu a direção, implantando os Cursos Médio (2º e 3º anos curso médio), passando a direção do ITQ para a Pra. Claudia Bergamini em 2001.

Em fevereiro de 2005, o Pr. Dulcimar Harres (pastor auxiliar na 1ª IEQ) assumiu a direção do ITQ, ficando até 2007, quando foi assumida a direção pela Pra. Maria Onete.

Atualmente, o ITQ é dirigido pela Pra. Mayra Christina Silva (pastora auxiliar na 1ª IEQ), que assumiu em 2008 e há 11 anos se dedica na administração do instituto, contando, na data de publicação desta matéria, com mais de trinta seminaristas matriculados no 1º ano (Curso Fundamental), no 2º e 3º ano (Curso Médio) e no Núcleo de Ensino à Distância (NEAD).

Hoje, o ITQ possui um corpo docente formado por mais trinta e cinco professores obreiros e pastores da região, preparados para ministrar as mais diversas disciplinas que compõem a grade acadêmica do curso.

Aula prática

Três décadas de contínua formação de pessoas, líderes, obreiros e pastores, de dedicação em um trabalho de ensino, exortação e transformação de mentes, corpos e almas, de acordo com a Palavra de Deus.

Nosso louvor e honra total ao nosso Deus, por tudo que tem feito por, para e através do ITQ Cascavel. Agradecemos os diretores que antecederam essa data, que, incansavelmente, trabalharam para que esse sonho se mantivesse real. Aos mestres que dedicam e compartilham seus conhecimentos, experiências e ensino aos mais de 700 alunos que já passaram pelas cadeiras deste seminário.

Agradecemos as orações de nossos intercessores que com seus joelhos dobrados, não se cansam de clamar ao Mestre dos Mestres.

Agradecemos a nossa gestão, Presidente do ITQ/Cascavel Pr. Neivo Damazzini, a Secretária Estadual de Educação e Cultura (SEEC), na direção da Pra. Rosane Dginkel (Curitiba/PR), e na Secretária Geral de Educação e Cultura (SGEC), na pessoa do Pr. Erivelton Tavares (São Paulo/SP), pela confiança no ITQ Cascavel e todo apoio dispensado à educação da Igreja do Evangelho Quadrangular.

Agradecemos a todos com nossos mais sinceros sentimentos de gratidão e emoção. Obrigado!

“Os mestres sábios, aqueles que ensinaram muitas pessoas a fazer o que é certo, brilharão como as estrelas do céu, com um brilho que nunca se apagará.” Daniel 12:3 NTLH.

O Boas Notícias criou um álbum de fotografias em sua fanpage com uma grande galeria de imagens. Você pode vê-las clicando aqui.

SEU MINISTÉRIO PASSA POR AQUI!

Equipe Administrativa do ITQ – Gestão 2019

Presidente: Rev. Neivo Damazzini

Diretor(a): Mayra Christina

Vice-Diretor(a): Juliane Steinbach

Secretário(a): Roseli Freitas

Tesoureiro(a): Aidê Maria Pereira

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário