Canoagem: atletas de Cascavel embarcam para o Peru na próxima semana

Ana Paula Vergutz e Vagner Júnior Souta vão participar dos Jogos Panamericanos de Lima, no Peru (Foto:Divulgação)

Os canoístas cascavelenses Ana Paula Vergutz, única representante brasileira feminina na canoagem velocidade  no caiaque e Vágner Júnior Souta, foram convocados pela seleção Brasileira de Canoagens (CBCa) para participar dos Jogos Panamericanos de Lima, no Peru, na modalidade de Canoagem de Velocidade. A convocação foi realizada com base nos critérios estabelecidos no plano de trabalho de 2019, publicado no site da Confederação.  Os jogos acontecem de 26 de julho a 11 de agosto e as provas da canoagem ocorrem dia 27 de julho e seguem até o dia 1º de agosto.

Os atletas de Cascavel convocados para representar o País, treinam no Lago Municipal diariamente e entre água, academia e corrida, dedicam carca de cinco horas de treinamento. “Nossa estrutura fica dentro do limite do que é possível e necessário para treinar. Mas, nada que nos impeça de desenvolver um trabalho que ao final de cada ciclo traga grandes resultados para a cidade de Cascavel. Sempre temos que agradecer o apoio que a Secretaria de Esporte e a Prefeitura de Cascavel nos dão”, disse Sueli Vergutz, Relações Públicas do CRC (Clube de Regatas Cascavel).

Ana Paula Vergutz e Vagner Júnior Souta obtiveram ótimas colocações em  grandes competições nacionais e internacionais, inclusive participaram das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. Os dois são medalhistas dos jogos Panamericanos de Toronto, no Canadá, em 2015. Ana Paula foi a primeira canoísta brasileira feminina a conquistar uma medalha em Jogos Panamericanos.

Os atletas embarcam no próximo dia 21 de julho par Lima, no Peru.

Treinos

Os treinamentos no Lago Municipal de Cascavel são diários para todos os atletas do CRC, de segunda a sábado. A equipe principal treina todos os dias e os atletas iniciantes duas a três vezes por semana, divididos em diversos horários. “Treinamentos para iniciação e para equipes de competições são aplicados de forma diferenciada, respeitando o tempo e a finalidade de cada praticante do esporte”, explicou Sueli.

Quem são:

Vagner Junior Souta

Nascimento: 10/02/1991

Cidade Natal: Cascavel – Paraná

Modalidades:

Canoagem velocidade/K4 1.000m

Principais conquistas

2015 – Prata no Pan-Americano de Toronto (K4 1.000m)

 

Ana Paula Vergutz,

Data e local de nascimento: Cascavel, 20 de abril de 1989

Integrou a delegação nacional nos Jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara (México)

Em 2009, Ana Paula fora semifinalista do Mundial de Canoagem de Velocidade, realizado em Dartmouth, Canadá

Nos Jogos Pan-Americanos de 2015 conquistou a medalha de bronze na categoria K-1 200m.

Deixe uma resposta