CASCAVELDESTAQUE

2020 será ano para consolidar os projetos, diz Paranhos

Prefeito Leonaldo Paranhos reassumiu o comando do Município de Cascavel após um curto período de férias. Ele diz estar empolgado com o novo ano e que 2020 será para consolidar os projetos

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, reassumiu o comando do Município após um curto período de férias e está empolgado para os trabalhos para 2020. “Acho que o país vai ter um novo modelo, apesar de todas as dificuldades, de toda a resistência que é para fazer uma mudança e não é diferente do Município, do Estado, para o governo federal, mas acho que o país vai viver um novo momento. Eu nem estou dizendo de governo, mas de um conjunto de ações que eu vejo uma pré-disposição, aqui no caso de Cascavel eu tenho chamado isso de maturidade da nossa sociedade”, analisa o prefeito.

Para o prefeito, essa maturidade independe de questões partidárias ou correntes políticas. “Acho que existe hoje uma maturidade na cidade e essa maturidade compõe, primeiro ter consciência do nosso tamanho, daquilo que nós significamos e quando a gente se convence disso, a gente se posiciona de forma diferente”, declara.

Hoje, na visão do prefeito, as pessoas estão dispostas a defender a cidade e não expô-la de forma negativa. “Existe um momento diferente, eu tenho percebido isso e não credito isso ao governo, acho que é, de fato, um conjunto. As pessoas estão vendo no nosso governo transparência, estão vendo os erros, mas percebem uma vontade, uma dedicação muito grande em acertar e fazer as coisas”, afirma.

Cuidado com a cidade

A cidade está mais limpa e bonita e isso não é mérito apenas da administração. As pessoas estão cuidando da cidade. Na semana passada, uma imagem ganhou as redes sociais depois que dois irmãos promoveram a limpeza do parquinho construído no Ecopark Oeste, que já está sendo usado pela população. Os dois irmãos decidiram retirar plásticos e outras sujeiras deixado por alguns frequentadores que ainda não têm consciência de que cuidar da cidade é um dever de todos. A postagem teve centenas de comentários elogiando a atitude dos rapazes e foi compartilhada muitas vezes.

“A nossa cidade é boa e merecer ser cuidada e zelada. Então, começo o ano com muita fé e disposição para trabalhar”, enfatiza o prefeito.

Consolidação das ações

Em janeiro de 2017, quando iniciou o governo, o prefeito Paranhos instituiu a “Escola de Governo” e os secretários apresentaram a situação de cada pasta e traçaram um plano de ação até dezembro deste ano. “O que nós vamos fazer em 2020, com algumas exceções de coisas novas, é de fato consolidar aquilo que nós já sabemos que tem que fazer”, diz o prefeito.

São reformas, ampliações e conclusão de várias obras que estão em andamento. No balanço inicial do governo foi apontado que havia necessidade de reformar 63 escolas e 52 já receberam melhorias. Nas unidades de saúde, havia alguns prédios que há duas décadas não recebiam reformas e que receberam melhorias. Até o fim do ano serão nove novas unidades de saúde que serão construídas. Com isso, a cobertura de atenção básica ficará perto de 90%. Em 2017 a cobertura era de 50,2% e hoje está em 82%.

 

Hospital Municipal

Após a reforma das três Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), a expectativa se volta para o futuro Hospital Municipal, ou hospital de retaguarda. A UPA Veneza já recebeu melhorias, a unidade do Brasília deve ser entregue no início de março. Além da reforma, a UPA está sendo ampliada em mais de mil metros quadrados. A UPA Tancredo também está em reforma.

A abertura do hospital municipal pretende eliminar um dos principais gargalos na saúde, que é o atendimento de média complexidade. Cirurgias de baixa complexidade, como uma redução de fratura, por exemplo, serão realizadas no hospital.

“Eu não tinha compromisso de campanha em ter o hospital, mas eu entendo que é necessário ter o Hospital Municipal”, afirma o prefeito.  A efetivação do hospital será em parceria com o Estado.

 

Avançar Cidade leva novo asfalto às principais vias

Até o fim do ano, a Prefeitura vai intensificar os trabalhos de novos asfaltos que estão substituindo pavimentações antigas no centro e em bairros de Cascavel. Serão investidos aproximadamente R$ 12 milhões em asfalto, inclusive para pavimentar ruas que não eram asfaltadas.

Paranhos diz que não promete a cidade 100% asfaltada, porque isso demandaria algo em torno de R$ 80 milhões, mas que haverá novos asfaltos em vários bairros.

Algumas vias importantes como as avenidas Papagaios, Gralha Azul, Itália, Interlagos e Leonardo da Vinci receberão nova pavimentação e ganharão um novo aspecto visual com a implantação de calçadas com paver e iluminação de led.

Abrigos

Além disso, a cidade terá 874 abrigos de ônibus para os passageiros que dependem do transporte público. Cascavel possui 1.291 pontos de ônibus e apenas 15% deles têm algum tipo de abrigo.

 

Menos aumento e mais arrecadação

Os números do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) mostram que houve um aumento na arrecadação mesmo com um percentual de reajuste menor nos últimos quatro anos, comparados com o mesmo período anterior.

Entre 2013 e 2016 o percentual de aumento foi de 75,9%. Já entre 2017 e 2020 o aumento foi de 23%. “Nós aumentamos menos e arrecadamos mais IPTU”, diz o prefeito.

Paranhos lembra que historicamente a população brasileiro não gosta de pagar impostos. “Há um histórico horrível no Brasil, ninguém gosta de pagar imposto porque temos uma taxa muito alta de contribuição”, declara.

O prefeito enfatiza, no entanto, que no momento em que a população vê o asfalto chegando ao bairro, a melhoria na saúde e educação ela faz questão de fazer a sua parte pagando os tributos.

Deixe um comentário